De forma sucinta, o conceito básico do Open Banking é simples: o cliente é dono dos seus dados financeiros. Por isso, o sistema financeiro aberto dá essa autonomia ao cliente, sendo assim, pode compartilhar seus dados como desejar.
Todavia, o Open Banking vai além dessa autonomia, pois permite que as instituições financeiras ofereçam produtos personalizados aos seus clientes.
O BC ressalta alguns pontos relevantes quanto à segurança do cliente. Confira:
O cliente tem o controle total dos seus dados.
Além de se referir a finalidades determinadas, o consentimento dado pelo cliente à instituição receptora dos dados ou iniciadora do pagamento deve:
Dessa forma, com o Open Banking, você poderá movimentar suas informações e serviços financeiros, a exemplo de financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas, quando quiser e com a instituição participante que você escolher, trazendo uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro.
Portanto, você poderá usufruir dos benefícios oferecidos por diferentes instituições participantes, ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira e acessar a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.
O BC informa que na atualidade uma instituição não conhece o relacionamento do cliente com outra, então possui dificuldade de competir por ele com melhores serviços.
No entanto, com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes.
Por isso, o Open Banking permite que o cliente receba ofertas personalizadas. No entanto, todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser, ressalta o Banco Central.