Conforme informações oficiais do Banco Central, o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.
Sendo assim, o cliente, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com qual instituição deseja compartilhar seus dados. O Open Banking é também chamado de Sistema Financeiro Aberto e assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.
De acordo com o Banco Central, o Open Banking é uma iniciativa com amplo potencial de impacto, pois viabiliza o compartilhamento de dados e serviços entre instituições participantes.
O BC informa que a partir da fase 2, sempre há o consentimento do cliente para que esse processo ocorra com sua total ciência e conhecimento de quais dados serão compartilhados.
Esse tráfego pode ser tanto de todas as informações disponíveis no Open Banking como de partes específicas, informa o BC. Em outras palavras, o cliente gerencia como, quais dados, em que momento e com quem serão compartilhadas as suas informações.
Sendo assim, em fases iniciais, dados de cartões de crédito, por exemplo, poderão ser compartilhados da sua instituição de origem até a empresa destinatária escolhida pelo cliente titular do cartão. Já em fases mais avançadas, o BC informa que dados de investimentos poderão ser compartilhados.
O Banco Central enfatiza que existe uma grande preocupação com a experiência do cliente. Sendo assim, toda a estrutura é pensada para que as informações possam ser compartilhadas em poucos passos, ou seja, de forma agilizada, em um processo intuitivo e, ao mesmo tempo, seguro e padronizado.
Conforme informações do Banco Central do Brasil, espera-se que com o Open Banking surjam novos modelos de negócio no mercado, com cada vez mais empresas atuantes para servir os usuários e que tragam serviços mais customizados e mais aderentes às suas necessidades, criando um ciclo de melhoria contínua que pode ser muito benéfico ao cliente. Visto que as instituições financeiras poderão customizar as ofertas, oferecendo melhores taxas e negociações ao cliente final.