Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BC), o Open Banking é o sistema financeiro aberto. De forma sucinta, trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor final, sendo bastante vantajoso por conta das ofertas personalizadas.
Uma informação não muito popular sobre o Open Banking, é o fato de que, anteriormente à implementação do Open Banking no Brasil, algumas iniciativas abriram caminho para a sua instituição. Por exemplo, a alteração das regras do Cadastro Positivo em abril de 2019, conforme informações oficiais do Open Banking Brasil
Conforme informações oficiais, em 11 de outubro de 2021, através da Instrução Normativa BCB N° 171, o Banco Central do Brasil anunciou os limites operacionais. Bem como, a mesma IN estabelece prazos para o lançamento escalonado e eficiente das interfaces dedicadas ao compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix, sendo essa, a Fase 3 do sistema financeiro aberto, o Open Banking no Brasil.
Conforme expresso pela nova normativa, todas as instituições participantes do Open Banking no Brasil deverão implementar o lançamento escalonado e eficiente de APIs (ou Application Programming Interfaces) no âmbito do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix.
De acordo com informações do Open Finance, um cenário possível com o novo modelo de iniciação será realizar a compra online em um site de e-commerce por meio de leitura de QR Code.
Sendo assim, o site no qual o cliente realiza a compra, durante o processo de finalização da compra e pagamento, faz a leitura do código QR (PIX) apresentado, além de poder fazer uso da opção copia e cola, direcionando a jornada do cliente.
Assim sendo, o cliente será automaticamente direcionado para a tela de autenticação da transação no aplicativo do seu próprio banco. Após a conclusão da transação, será direcionado automaticamente de volta para a loja virtual ou para o aplicativo do e-commerce. Ou seja, o fluxo da empresa será mais rápido, amparando o processo de compra do cliente final.