Open Banking: o sistema financeiro aberto
O Open Banking é o sistema financeiro aberto, ou seja, é um sistema que permite o compartilhamento de informações do cliente para as instituições financeiras. No entanto, esse compartilhamento ocorrerá com a autorização prévia do cliente, bem como, para a instituição financeira e/ou bancária que seja de interesse do próprio cliente.
De forma sucinta, o Banco Central do Brasil, BCB, informa que para os clientes, o acesso fica mais rápido, pois muitas informações estão facilitadas. Além disso, essa tecnologia aumenta a facilidade de comparação, avaliação, recomendação de produtos.
Conforme informa o BCB, o Open Banking amplia a capacidade de processamento das informações para as empresas. Além disso, o sistema permite uma especialização e foco em experiência e valor, além de facilitar a entrada em diferentes mercados.
Open Banking pelo mundo
Conforme informa o BC, várias jurisdições estão implementando o Open Banking, por isso, o Open Banking é um movimento global. Confira alguns países que fazem uso dessa experiência:
- Reino Unido
- União Europeia
- Rússia
- Austrália
- Nova Zelândia
- Índia
- Leste Asiático (Coréia do Sul, Japão,
- Cingapura, Hong Kong e Filipinas)
- Oriente Médio (Bahrein e Arábia Saudita)
- África (Quênia e Nigéria)
- México, entre outros.
Etapas para a autorização do cliente para o compartilhamento de seus dados
Conforme o BCB, as instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:
- Consentimento;
- Autenticação;
- Confirmação.
Fases do sistema financeiro aberto
Conforme informações do BCB, o Open Banking prevê implementação gradual, realizada em fases, para o compartilhamento dos seguintes dados e serviços:
1ª fase – Dados sobre a instituição participante
- Canais de atendimento;
- Produtos e serviços relacionados a contas de depósitos, contas de pagamento pré-pagas, cartão de crédito e operações de crédito de varejo disponíveis para contratação.
2ª fase – Dados sobre o cliente
- Cadastrais (do cliente e seus representantes);
- Transacionais dos produtos e serviços da Fase 1.
3ª fase – Serviços
- Iniciação de transação de pagamento (débito em conta, transferências entre contas na própria instituição, DOC, TED, Pix e pagamento de boletos);
- Encaminhamento de proposta de operação de crédito.
4ª fase – Outros dados
- Produtos e serviços relacionados a operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta;
- Transacionais de clientes relacionados a conta-salário, operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta. O detalhamento desses dados pode ser acessado na Circular nº 4.015, de 2020, conforme informa o Banco Central do Brasil.