As palavras “ONDE” e “AONDE” provocam muita confusão entre os estudantes brasileiros, uma vez que elas são expressões de grafia e som muito semelhantes.
Dessa forma, para te ajudar a alcançar um alto desempenho nos concursos, na prova do ENEM ou nos vestibulares, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre as principais regras que envolvem o uso dessas duas expressões. Vamos conferir!
Em primeiro lugar, é fundamental que você tenha em mente que as duas palavras fazem parte da língua portuguesa e que ambas estão corretas. Em poucas palavras, podemos dizer que as “onde” e “aonde” são expressões usadas para indicar um lugar, mas existem diferenças entre elas.
Vamos entender, a seguir, quando cada uma delas pode ser usada.
A palavra “onde” é uma advérbio interrogativo ou relativo, que indica um lugar determinado ou indefinido. Ela pode ser usada em perguntas diretas e indiretas. Ainda, você pode usar “onde” também ao lado de verbos quando o objetivo for indicar a posição de algo ou alguém em relação a outro objeto.
“Onde” deve sempre ser usada para indicar um lugar. A expressão pode ser usada ao lado de verbos que possuem sentido de permanência, presença e ausência de movimento.
Confira exemplos com o uso dessa expressão:
A palavra “aonde”, por sua vez, é usada para indicar uma direção ou movimento em relação a um lugar específico. Alguns exemplos de como usar a palavra “aonde” corretamente são:
Em todos esses exemplos, a expressão “aonde” é usada para indicar uma direção ou movimento em relação a um lugar específico. Note que, diferente de “onde”, a palavra “aonde” é geralmente usada em perguntas, pois indica uma direção ou destino desconhecido.
Por fim, saiba que toda vez que uma frase contar com um verbo que indique movimento, como “ir”, “chegar” ou “voltar”, você deverá usar “aonde”, como no último exemplo.
É importante que você tenha em mente que “aonde” só deve ser usada em uma frase quando a intenção for indicar a realização de um movimento em direção a um determinado lugar.
Em primeiro lugar, tenha em mente que “onde” deve ser usado para indicar um lugar determinado ou indefinido. Além disso, “onde” sempre indica um lugar estático.
A expressão “aonde”, por sua vez, deve ser usada para indicar um movimento em direção a um lugar e não um lugar estático. Podemos usar “aonde” também para indicar uma direção ou movimento em relação a um lugar.
Ainda está confuso? Então confira essa dica: sempre que você não souber qual das duas expressões usar, substitua “onde” por “em que lugar” e “aonde” por “para que lugar”. Se a frase ainda fizer sentido, o uso da expressão está correta. Exemplo: “Onde fica a igreja?” pode ser substituída por “Em que lugar fica a igreja?” e “Aonde você vai no próximo feriado?” pode ser substituída por “Para que lugar você vai no próximo feriado?”