Os trabalhadores que atuam no setor privada com a carteira assinada ou sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ingressam no Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS. Além dos diversos benefícios concedidos no âmbito federal, o projeto contribui no desenvolvimento das empresas.
Na prática, o PIS se refere a um número que deve ser fornecido essencialmente em determinadas situações. Desse modo, é muito importante que o trabalhador o tenha em em mente ou anotado em um local de fácil acesso. Em suma, a sequência numérica pode ser encontrada nos seguintes locais:
Além dos meios de consulta citados anteriormente, o procedimento também podem ser realizado no portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), ou no Meu INSS com o CPF. Veja o passo a passo:
Consulta pelo CNIS:
Consulta pelo Meu INSS:
O abono salarial PIS/PASEP é um benefício pago todos os anos aos trabalhadores que se enquadram nas condições de concessão dos recursos. Neste caso, é preciso:
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do PIS, destinados ao trabalhadores que atuam na iniciativa privada, enquanto o Banco do Brasil é o gerenciador do PASEP, voltado aos servidores públicos.
Os trabalhadores que estão com dúvidas sobre o direito aos valores provenientes do abono salarial, podem fazer a consulta da elegibilidade ligando no telefone 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTD).
Todavia, o trabalhador do setor privado pode consultar a situação do benefício no aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, os servidores públicos podem acessar as informações pelos seguintes números: