Está prevista uma onda de calor em agosto no Brasil nesta terceira semana do mês. Então, é possível verificar que no Centro-Oeste, Sudeste e em áreas do Norte e do Nordeste do Paraná as temperaturas já aumentaram consideravelmente.
Durante os dias 21 a 25 de agosto deste ano foi registrada uma grande onda de calor pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Inclusive, no dia 23, Cuiabá alcançou a maior temperatura registrada, que foi 41,8ºC.
No dia 23 de agosto, uma onda de calor em agosto no Brasil aconteceu e elevou a temperatura de Cuiabá, no Mato Grosso, que alcançou 41,8ºC, a mesma que foi verificada no dia 30 de agosto de 2020;
Ainda destacamos que Cuiabá, capital do Mato Grosso, registrou temperaturas acima de 40ºC por três dias consecutivos, sendo eles:
Já em Brasília, no Distrito Federal, a temperatura foi de 32,7ºC, a terceira maior no mês de agosto desde 1962. Além disso, Goiânia registrou 37,2ºC, a maior de agosto desde o dia 25 de agosto de 2015, quando fez 37,5ºC e em 18 de agosto de 2020 que foi de 37,1ºC.
Continuando a onda de calor em agosto no Brasil, no dia 24, Belo Horizonte, capital mineira, registrou 33ºC, a maior temperatura desde agosto de 2007, que registrou índice de 33,4ºC, no dia 27 de agosto de 2007.
Dentre a onda de calor em agosto no Brasil, o dia 21 foi um dos mais quentes em diversas localidades do país. Assim, foi a data em que teve mais municípios brasileiros com calor igual ou acima dos 40ºC.
A seguir, veja os dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia na data e as temperaturas que alguns municípios atingiram:
Como visto, algumas cidades sentiram mais o efeito da onda de calor em agosto no Brasil, por exemplo, Balsas, em Maranhão, e Bom Jesus do Piauí e São João do Piauí, no Piauí, que em mais dias tiveram temperaturas próximas dos 40ºC ou acima.
A região de Copacabana, no Rio de Janeiro, sentiu os efeitos da onda de calor na zona sul da cidade, na madrugada do dia 24 de agosto. Então, a estação meteorológica do Forte de Copacabana registrou temperaturas entre 28ºC a quase 33ºC, entre meia noite e seis da manhã.
Em quase todos os horários da madrugada, a temperatura ficou acima dos 30ºC, sendo uma das madrugadas mais quentes do ano. Inclusive, essa é uma das piores situações para o ser humano enfrentar ondas de calor, porque à noite não é comum que tenha o resfriamento natural do corpo.
Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura neste dia chegou aos 38,7ºC em Marambaia e apenas 0,1ºC abaixo do recorde de calor registrado e previsto para 2023. Além disso, a cidade de Silva Jardim registrou neste mesmo dia 39,3ºC o recorde para 2023 e entre as 10 temperaturas mais altas do país no dia 24.
A cidade de Lábrea, no Sul do Amazonas, também sentiu a onda de calor em agosto no Brasil. Assim, de acordo com o Inmet, entre os dias 21 a 23 do mês as temperaturas foram respectivamente de:
Já na sexta-feira, o lugar mais quente do Brasil não foi Cuiabá e nenhuma outra cidade do Mato Grosso. Então, quem sofreu com o calor foram os moradores do Itaobim e São João do Piauí, em Minas Gerais e Piauí, com uma temperatura de 40,2ºC.