Omnichannel é uma tecnologia que revolucionou o varejo de forma ampla. Isso por ser uma abordagem diferenciada para o cliente, entregando a ele uma experiência completa com a marca. Sendo assim, o omnichannel é uma inovação viável para todas as empresas, porém, mudou o varejo de forma global.
É possível que você atue através de um e-commerce, lojas físicas, Marketplace, aplicativos, enfim, todas as maneiras de contato com os clientes são atendidas através dessa tecnologia.
Por isso, é uma inovação no mercado varejista, já que essa tecnologia permite que você gerencie o seu canal de vendas através de um mesmo canal. Por isso, essa é uma maneira de atualizar uma marca, gerar valor, facilitar o relacionamento da marca com o cliente e aumentar o volume de vendas exponencialmente.
Através dessa integração feita com a tecnologia omnichannel é possível que a gestão da empresa ofereça possibilidades dinâmicas ao seu público. Visto que é possível que o cliente compre em um canal de vendas e retire em outro, por exemplo.
Sendo assim, é viável para todas as marcas. Inclusive, grandes marcas do varejo como americanas.com, Magazine Luiza e Casas Bahia utilizam essa tecnologia.
Além disso, é possível que a empresa personalize o serviço ofertado para o seu cliente, direcionando promoções, bem como, o processo de compra pode ser agilizado e as lojas físicas podem ser pontos de retiradas de compras feitas pela internet.
Por isso, o sistema Omnichannel é uma tecnologia que otimiza todo o fluxo de uma empresa e permite integrações com outros sistemas; é possível que você construa a sua própria integração com seu sistema ERP, CRM, dentre outros.
Além disso, a tecnologia omnichannel permite que o gerenciamento de estoque, vendas, atendimento e logística seja centralizado, utilizando as informações entre os setores de uma empresa.
Por isso, essa tecnologia é uma revolução no varejo que otimiza o atendimento de forma abrangente. Sendo assim, essa é uma tecnologia que gera uma maior oportunidade de vendas. Já que é possível integrar preços e promoções. Bem como direcionar descontos exclusivos e otimizar o atendimento ao cliente, ou seja, é possível que o cliente entre em contato com qualquer canal disponibilizado pela empresa para que possa efetuar uma venda, uma troca ou uma reclamação.
Por isso, a tecnologia omnichannel é um diferencial competitivo para diversas empresas, ao passo que possui um excelente custo-benefício para pequenos empresários.