Educação

Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil recebe inscrições até 9 de outubro

No dia 7 de setembro deste ano, o Brasil comemorou os 200 anos de proclamação da Independência do Brasil. Como parte das comemorações do Bicentenário, o governo federal está promovendo a Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil.

O período de inscrição para a Olimpíada já está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 9 de outubro, exclusivamente por meio do site Olimpíada Brasil

Quem pode se inscrever?

As inscrições são gratuitas e, conforme as regras da competição, podem ser feitas diretamente pelos estudantes, sem a necessidade de inscrição das escolas. Podem se inscrever alunos da rede pública ou da rede particular de todo o Brasil com idades entre 14 e 18 anos. 

A Olimpíada do Bicentenário da Independência divide os participantes em duas categorias: sênior e júnior. Poderão participar da categoria júnior os estudantes nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008 matriculados no Ensino Fundamental.

A categoria sênior é voltada para estudantes nascidos de 1° de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2007 que estejam no Ensino Médio ou Técnico. De acordo com as regras, nessa categoria não podem participar estudantes que estejam matriculados em algum curso superior. 

Sobre a Olimpíada

O objetivo da Olimpíada é promover uma reflexão sobre a importância da Independência e de todos os seus desdobramentos em um espectro mais amplo que o histórico.

Desse modo, as questões da Olimpíada serão sobre diversos temas transversais como Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, entre outros. A aplicação das provas será feita em quatro fases, incluindo provas virtuais e presenciais. Veja datas:

  • 1ª fase: de 1º e 9 de outubro
  • 2ª fase: de 20 a 27 de outubro
  • 3ª fase: 9 de novembro
  • 4ª fase: 1º de dezembro

A Olimpíada está sendo realizada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também CEDERJ abre o período de inscrição para o Vestibular 2023/1; saiba mais.