Olá, Home office! Você viu onde deixei meu celular? – Parte 4
Nos artigos anteriores dessa série você aprendeu sobre perfil, planejamento e vantagens. Mas você sabe como fazer a gestão do seu funcionário à distância?
A série ‘’Olá, Home office!” Foi dividida em 4 partes, com o intuito de trazer informações a respeito desse, já antigo, novo tema.
Nesta quarta e última parte da série sobre trabalho remoto, falaremos sobre gestão do funcionário em Home office.
Como fazer a gestão do funcionário na modalidade Home office?
A gestão de seu funcionário muda muito pouco. Através de seus sistemas, poderá acompanhar horários (caso isso seja primordial) ou controlar a carga horaria, caso esse seja seu foco de gestão. Existem sistemas que marcam ponto via online.
As atividades não mudam tanto, e estamos falando aqui da parte mais administrativa, em alguns casos não mudam nada. Pelas entregas e comunicação via internet, poderá acompanha-las.
O home office é uma realidade que foi forçada para muitas empresas, mas muitas outras já estavam adequadas e/ou se adaptando.
Foco no local ou no trabalho?
Para muitas empresas o foco precisa estar nas atividades, no cliente e não no espaço físico onde o escritório está.
Caso queira implementar o home office de forma fixa na sua empresa, lembre-se de realizar um planejamento viável, incluir situações extremas que te darão outras alternativas sobre esse planejamento.
Reúna-se com a área de gestão de pessoas e reveja os perfis existentes em seu quadro funcional, e priorize os mais adaptáveis e resilientes. Caso o perfil não esteja dentro dos parâmetros da sua empresa, essa implementação pode ser contraproducente.
Realizando um planejamento, agindo com antecedência mediante possíveis problemas e adequando perfil e cultura da empresa, atuar remotamente tende a ser vantajoso para os dois lados, por varias questões.
Vantagens para a sua empresa
Para a empresa a vantagem não gira em torno somente do aumento de produtividade. Também há uma grande economia com espaço físico. Você deixa de pagar:
Aluguel;
Contas de consumo do espaço físico;
Insumos de manutenção (café e papel higiênico por exemplo).
Procure se envolver na gestão de pessoas de sua empresa. Adapte-se a esse novo normal: Para algumas empresas trata-se de uma novidade mediante a pandemia, já para outras foi só uma questão de inovação.
Implementar o home office é um dos caminhos para seu sucesso.