OCDE: A suspensão das aulas na pandemia pode afetar a economia até fim do século
De acordo com o novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a suspensão das aulas terá impacto negativo na economia até fim do século.
Em decorrência do cenário de pandemia da covid-19, houve fechamento de escolas e centros de ensino em todo o mundo. Assim, a OCDE chama atenção para o fato de que a suspensão das aulas por longo período deve provocar fortes impactos na economia mundial.
O relatório foi divulgado na última terça-feira (08) e sua composição contou com a participação de economistas. Nesse sentido, o relatório indica uma perda de, em média, 1,5% na economia global do período.
Assim, a previsão é de que os investimentos na educação sofram uma queda no pós-pandemia. O investimento mundial na área irá declinar mais rápido do que o declínio registrado durante a crise de 2008, pois as nações disporão de orçamentos ainda menores e precisarão priorizar outras áreas, como a da Saúde, por exemplo.
A falta do acesso à educação para boa parte da população no atual contexto da pandemia acarretará no déficit de mão de obra qualificada. Assim, de acordo com o estudo:
“A perda de aprendizado levará à perda de habilidades, e as habilidades que as pessoas têm se relacionam com sua produtividade”.
O relatório afirma ainda que a pandemia da covid-19 terá impacto no índice de desemprego. Desse modo, as pessoas “com baixa instrução educacional podem ser as mais vulneráveis’.
Ainda de acordo com o relatório da OCDE, o Brasil está entre países com instituições de ensino fechadas por mais tempo. Mesmo após quase seis meses desde a suspensão das aulas presenciais, a maioria dos estados brasileiros ainda não reabriu as escolas e as universidades seguem com atividades remotas em sua maioria.
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