A observação no trabalho pode ser um bom caminho para quem deseja atingir o desenvolvimento profissional. Sabe por quê? Porque por meio dela nós conseguimos aprender, entender limites, compreender métodos e técnicas usadas, e assim por diante.
Especialmente no novo emprego, absorver todos esses conhecimentos é muito valioso para começar a fazer parte do time, concorda? Sendo assim, pensando exatamente nesse poder de observar, fizemos este conteúdo com algumas dicas relevantes. Acompanhe e confira!
A observação no trabalho pode ser usada de diversas formas. Porém, é necessário conseguir absorver o que está sendo observado. Afinal, “olhar por olhar” pode fazer com que você “viaje” nos pensamentos e não aprenda nada novo, concorda?
Por isso, certifique-se de estar presente no aqui e agora no momento em que for observar no trabalho. Abaixo damos dicas que partem dessa ideia:
O que é a escuta ativa? Essa modalidade de escuta consiste em ouvir o que o outro tem a dizer sem criar nenhum julgamento, deixando de lado preconceitos ou tentativas de “adivinhar” o que o outro dirá a seguir.
Trata-se de uma forma de prestar atenção em cada expressão, palavra e tom que a pessoa usa enquanto está falando.
Esse tipo de escuta é muito importante para que você entenda a realidade do outro, na medida do possível. Afinal, muitas vezes ouvimos as outras pessoas de uma forma mais automática, imaginando o que ela dirá a seguir ou simplesmente não dando a devida atenção.
Use a observação no trabalho para analisar a rotina dos seus colegas e líderes. Como essas pessoas costumam cumprir as tarefas do dia? Elas seguem métodos? Têm prioridades? Conversam e delegam? Observe tudo isso.
Ao ter essa visão geral dos comportamentos e das formas de atuar dos seus colegas, você poderá, inclusive, compreender a sua posição dentro do time, melhorando o seu desempenho.
Se houver dúvidas que podem enriquecer o seu trabalho, por que não perguntar? Você pode usar a observação no trabalho para aprender coisas novas, percebendo em quais áreas têm dúvidas e, a partir delas, conversando com os seus colegas para absorver novos conhecimentos valiosos.
Simplesmente converse quando houver possibilidade, e observe as pessoas. Escute o que elas têm a dizer e comece a aprender mais com a postura dos seus colegas. Quanto mais você fizer isso de forma equilibrada, mais “inteirado” poderá se sentir.
Em momentos mais “livres”, simplesmente observe. Escolha algo para observar e analise. Pode ser a rotina da empresa, os clientes, a forma como a empresa se apresenta diante das outras pessoas, e assim por diante.
Assim você usará a observação no trabalho e poderá aprender cada vez mais, ficando por dentro de tudo o que acontece nesse ambiente e viabilizando uma adaptação mais assertiva.