O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) realiza nesta terça-feira, dia 30 de agosto, as provas da primeira edição da Olimpíada Mirim de Matemática (Obmep Mirim). De acordo com o Instituto, a aplicação das provas será para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública.
Segundo dados do Impa, mais de 2,7 milhões de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública vão participar da primeira fase da Olimpíada Mirim. Os inscritos representam cerca de 19 mil escolas, de mais de 3 mil municípios de todo país.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor adjunto do Impa, Claudio Landim, comemorou a ampliação da Olimpíada para um público tão jovem: “Era um sonho antigo, porque nós sabemos que é nos anos iniciais que há um grande gargalo do ensino da matemática no país”. A Obmep Mirim é uma extensão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), criada em 2005 pelo instituto.
Sobre a Obmep Mirim
A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do Impa, com apoio da B3 Social, da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além disso, a competição de conhecimento é promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
De acordo com o cronograma, os alunos classificados para a 2ª etapa farão as provas no dia 11 de outubro. As provas desta etapa serão compostas por 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos. Portanto, os conteúdos são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Fundamental).
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unesp recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023; saiba mais.