A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerra nesta sexta-feira, dia 17 de março, o período de inscrição para a 18ª edição. As escolas interessadas em participar da competição de conhecimento devem realizar as inscrições no site da OBMEP 2023.
De acordo com o regulamento, poderão participar da 18ª edição da OBMEP as escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e privadas que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.
Para as escolas públicas, as inscrições serão gratuitas. No entanto, as escolas particulares deverão realizar o pagamento de uma taxa para efetivar o cadastro. O valor da taxa varia de acordo com o nível:
A OBMEP é promovida pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Conforme indicado no regulamento, a OBMEP conta com três níveis. O nível 1 abarca estudantes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, enquanto a nível 2 é para alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental. Já o nível 3 é exclusivo para os estudantes matriculados no Ensino Médio.
Nesta edição da Olimpíada, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, o IMPA distribuirá pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A Olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições nas próximas edições.
De acordo com o cronograma, a aplicação da 1ª fase está marcada para 30 de maio, com divulgação da lista de aprovados no dia 2 de agosto. Os aprovados poderão consultar os locais de prova da 2ª fase a partir do dia 31 de agosto. Já a plicação da 2ª fase está marcada para o dia 7 de outubro.
A prova da 1ª fase será composta por 20 questões objetivas, enquanto a 2ª fase contará com uma prova discursiva com seis questões. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final da 18ª OBMEP está prevista para o dia 20 de dezembro.
Veja mais detalhes no site da OBMEP.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fies 2023/1: prazo para complementar informações termina nesta sexta -feira (17); saiba mais.