Muitos fatores impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato se direcione assertivamente para que possa demonstrar suas competências e habilidades sociocomportamentais de maneira orgânica.
O resultado da entrevista de emprego é multifatorial
O nervosismo é um fator inerente a uma situação de avaliação, no entanto, cabe ao candidato controlar a ansiedade para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.
Analise a própria trajetória profissional
Para isso, é possível se atentar a alguns pontos pertinentes ao seu comportamento e analisar a sua própria trajetória profissional. Haja vista que essa análise pode ser de grande valia para que você tenha argumentos plausíveis para responder às diversas perguntas feitas durante o processo seletivo, o que aumenta a sua autoconfiança.
Trabalhe sua respiração
Trabalhar a sua respiração é um ponto de grande relevância para o candidato; já que trabalhar a respiração pode te ajudar a raciocinar melhor, bem como é uma maneira de controlar o seu tom de voz. Visto ao prestar atenção plena ao que você mesmo diz, você se direciona de uma maneira mais assertiva e segura.
A sua linguagem corporal é multifatorial
São muitos os fatores que compõem a mensagem que é transmitida pelo candidato durante uma entrevista de emprego. Por isso, evite cruzar braços e pernas e não deixe objetos em seu colo. Se for possível, procure chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência; mantenha contato visual com profissional de recrutamento e seleção; fale de maneira calma e controlada; tenha foco na construção da sua narrativa, dentre outros aspectos pertinentes ao seu comportamento durante a entrevista de emprego.
Construa a sua narrativa de maneira assertiva
A composição da sua narrativa também é multifatorial. Entretanto, é relevante que você destaque situações que corroborem seus valores pessoais e suas habilidades profissionais, como proatividade; facilidade para trabalhar em equipe; alcance de metas; poder de persuasão; gestão de pessoas etc.
Equilibre as informações de forma resolutiva
No entanto, para equilibrar as informações, você deve apontar as soluções para os seus pontos fracos. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, pode relatar que deseja realizar um curso de teatro.
Eleve suas chances de sucesso profissional
Dessa forma, estará se direcionando assertivamente e elevando as suas chances de sucesso de modo orgânico. Certamente, essas dicas são adaptáveis, mas são pontos relevantes para que o candidato eleve suas chances de sucesso profissional, considerando a competitividade do cenário atual em diversos aspectos.