Saber o que fazer quando a equipe está em conflito é uma tarefa e tanto. Tende a ser algo muito árduo, especialmente quando a equipe é muito grande. Mas, o “árduo” não necessariamente é “impossível”, concorda?
Se não é impossível, então podemos pensar em formas de lidar com isso. A seguir, portanto, você poderá saber mais sobre algumas dessas formas.
Vale ressaltar que não existe nenhum tipo de checklist ou “receita pronta” de o que fazer quando a equipe está em conflito. Mas sim, existem boas práticas que tendem a minimizar os efeitos do conflito.
O primordial, no entanto, é não negar a situação. Apenas fingir que nada está acontecendo é algo completamente fora de cogitação – a não ser que você queira gerir mal.
Portanto, aceite a situação e comece a investir em boas maneiras de lidar com isso. Veja:
O primeiro passo é entender o que está acontecendo. Não para encontrar o culpado e o mocinho da história, mas sim, para simplesmente estar a par da situação.
A melhor maneira de fazer isso é ouvindo cada um dos envolvidos. Mas ouça separadamente. Tentar encontrar respostas enquanto todos falam e cada um afronta um ao outro, é algo completamente impraticável. Portanto, nada de questionamentos em conjunto!
Nunca tome partido e seja sempre imparcial. Claro que haverá situações em que nitidamente será percebido o erro, mas o que queremos dizer é que você não deve simplesmente ficar do lado de quem acertou. Mas sim, deve ouvir a situação para, depois, pensar em estratégias que auxiliem o colaborador “errado” a lidar com a sua falha/equívoco.
Mas nunca, em hipótese alguma, deixe com que os outros envolvidos entendam que você acha que fulano é o culpado e o errado na história.
Apresente soluções que podem ajudar todos os membros da equipe. Converse para que sejam mais tolerantes, implemente atividades de votação (quando alguma decisão importante precisar ser tomada), e assim por diante.
Dessa maneira você conseguirá, aos poucos, reequilibrar os ânimos. E isso é uma das melhores coisas para se fazer quando a equipe está em conflito.
Como já mencionamos algumas vezes, nunca procure um único culpado para a situação. Mesmo que uma pessoa possa sim ter cometido um erro no trabalho, às vezes isso é só reflexo de uma equipe desconectada. Portanto, nada de apontar o dedo.
Os feedbacks, tanto corretivos quanto positivos, também podem ajudar a lidar com a situação quando a equipe está em conflito. Portanto, ofereça esse tipo de feedback para que todo o time possa sempre, na medida do possível, caminhar em direção a um rumo muito mais equilibrado e qualificado.
Dessa maneira a atmosfera no ambiente de trabalho tenderá a ser mais tranquila.