O que faz um funcionário desanimar? O que pode fazer com que um colaborador se sinta desmotivado no ambiente de trabalho?
As respostas para esses questionamentos podem ser diversas. E elas podem ser ainda mais divergentes se pensarmos que existe a vida pessoal e profissional em jogo – ou seja, o desânimo pode se associar com problemas pessoais, amorosos, financeiros e puramente profissionais.
Por isso, não existe uma resposta pronta para essas perguntas. Mas existem alguns fatores que, costumeiramente, são o estopim para a desmotivação de muita gente. Quer conhecer que fatores são esses? Então acompanhe este conteúdo até o fim!
Entender o que faz um funcionário desanimar é de suma importância para criar um ambiente mais positivo no trabalho. Afinal, não existe empresa sem os seus colaboradores, concorda?
Por isso, devemos nos atentar aos mais diversos pontos que podem prejudicar a motivação no trabalho. Conheça, portanto, esses pontos:
A falta de reconhecimento pode desmotivar qualquer pessoa. Isso pode piorar ainda mais se você costuma pegar os créditos para si ou esquece de reconhecer apenas um colaborador. Portanto, cuidado com os reconhecimentos de equipe!
A sobrecarga no trabalho também é um perigo. Ela pode causar impactos nocivos, inclusive, na saúde do colaborador. Agora imagine o quanto isso pode acabar com a motivação de uma pessoa!
Se na sua empresa há falha de comunicação, fique atento! Isso é uma das coisas que faz um funcionário desanimar facilmente. Afinal, a necessidade de retrabalho, muitas vezes, é proveniente de uma comunicação ineficaz.
Os conflitos interpessoais também são o que faz um funcionário desanimar. Um ambiente onde as relações são fragilizadas, superficiais e conflituosas pode tornar o trabalho muito desanimador, desgastante e pesado. Consequentemente, o rendimento e o bem-estar do colaborador sofrem impactos.
Um ambiente bagunçado, pouco iluminado, com muitos ruídos, entre outros fatores negativos, pode impactar no rendimento e na qualidade de vida do colaborador. Por isso, justamente, que é necessário oferecer um espaço adequado para o funcionário desempenhar a sua função da melhor maneira possível.
Aqui, temos um ponto um pouco mais pessoal. Quando o colaborador não cria uma perspectiva de futuro, não tem sonhos e não sabe onde quer chegar, a tendência é que ele se sinta desmotivado no trabalho. Afinal, se a atividade não agrega em nada e não o impulsiona a algo novo, como ele poderá se sentir super motivado?
Por isso, a empresa deve sempre incentivar o crescimento pessoal dos seus colaboradores. Além de oferecer treinamentos e suporte para novas perspectivas de futuro.
Por fim, a liderança desqualificada também é uma das coisas que faz um funcionário desanimar. Uma má gestão pode sobrecarregar o colaborador, fazer com que ele se sinta sozinho, enfim! A falta de feedback é outro ponto da má gestão que causa desmotivação. Portanto, procure ficar atento a isso também.