As ações de empresas representam 80% dos ativos negociados na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Isso significa que, nos períodos de pregão, quando a bolsa está aberta para negociações, é a compra e venda de ações que mais acontece. É durante os pregões que uma ação sobe ou desce, mas, por quê? O que faz com que uma ação ganhe ou perca valor?
Em suma: o motivo é a oferta e a demanda, ou seja, o número de pessoas querendo comprar ou vender. Este número, por sua vez, é influenciado por diversos fatores políticos e econômicos. Contudo, você quer entender melhoro que é ação em alta e em queda? O Notícias Concursos mostrará o significado na matéria desta terça-feira (29).
O que é uma ação?
De forma simplificada, uma ação é uma pequena parte de uma empresa. Quando alguma companhia deseja levantar dinheiro, ela pode abrir seu capital, emitindo ações, fazendo de quem as compra, sócio da companhia.
Durante o pregão, as ações podem ser compradas ou vendidas nas mais diversas quantidades. A lógica é a seguinte:
Quem compra uma ação pelo preço X e o preço dela, em algum momento, fica mais alto, está ganhando em vantagem, afinal, pagou menos do que ela está valendo. Se vender a ação aquele momento de alta, a pessoa ganha dinheiro.
Da mesma maneira, quem compra uma ação por determinado preço e vê ele cair, teoricamente perde valor. Isso porque, se quiser vender a ação naquele momento de baixa, receberá menos do que desembolsou. A estratégia de compra e venda se baseia, portanto, nas variações de preço das ações.
Por que o preço das ações varia?
Porque ele é definido de acordo com as ofertas de compra e venda dos investidores. Quanto mais pessoas se interessam em comprar uma ação, maior será seu preço e, logo, sua valorização. No caso contrário, quando muita gente quer vender, o preço cai e uma ação se desvaloriza. É a lei da oferta e demanda.
E por que o interesse nas ações varia tanto?
Por sua vez, o interesse na compra ou venda de ações está ligado ao negócio da empresa, seu setor, sua situação financeira e, no geral, a situação econômica do país e do mundo. O cenário econômico, político, a situação de setores específicos da economia e até mesmo de outros países podem afetar o desempenho de uma ação. Um exemplo: durante uma crise do mercado imobiliário, quando as pessoas já não têm tanto interesse em adquirir imóveis, as ações de construtoras podem cair.
Além das ações, o índice
O desempenho das ações mais negociadas na Bolsa brasileira, formam o Índice Bovespa, o Ibovespa. Quando se diz que a Bolsa de Valores, no geral, caiu ou subiu determinados %, é do Ibovespa que estamos falando. Por isso, o desempenho individual da ação impactará no desempenho da Bolsa em geral.