Embora nem todo mundo conheça o conceito de higiene mental, a verdade é que ele se trata de algo que pode fazer muita diferença em nossas vidas. Por isso, trouxemos informações sobre essa temática para que você possa tirar as suas dúvidas. Acompanhe e saiba mais!
O que é a higiene mental?
A higiene mental consiste no ato de fazer “limpezas” em nossas vidas que proporcionem mais saúde e bem-estar para nós. É o caso de nos afastarmos de situações negativas e estressoras; cultivarmos boas relações; praticarmos exercícios físicos regularmente; e assim por diante.
Basicamente, é o ato de deixar a nossa mente mais “limpa” e equilibrada, excluindo situações negativas e investindo em ações mais positivas. No próximo tópico você verá alguns direcionamentos que trouxemos.
Como é possível praticar a higiene mental?
Existem diversas formas de praticar a higiene mental no dia a dia. Separamos algumas ideias para que você possa compreender um pouco mais sobre o assunto e, a partir de hoje, investir em ações que elevem o seu bem-estar. Veja:
1. Afastar-se de situações tóxicas
Afastar-se de situações tóxicas é extremamente importante para proteger a nossa saúde mental e, claro, aumentar a nossa qualidade de vida como um todo. Veja alguns exemplos:
- Evitar situações que impulsionem comportamentos compulsivos, como ambientes que provocam um desejo acima da média de beber.
- Evitar relacionamentos tóxicos e proximidade com pessoas que causam malefícios a você.
- Moderar o consumo de notícias negativas.
- Evitar o excesso de consumo de redes sociais, que podem minar a saúde mental com padrões de perfeição inatingíveis.
- Entre outros contextos.
2. Priorizar momentos de bem-estar
Sabe aquele hobby que você ama, mas que sempre acaba deixando de escanteio, ao invés de praticá-lo? Então… Priorizá-lo a partir de hoje é uma das formas de praticar a higiene mental.
Você estará abrindo espaço para atividades que fazem bem a você, o que pode fazer diferença nas suas emoções e sentimentos.
3. Cercar-se de pessoas que fazem bem a você
Construir relacionamentos saudáveis, com base na confiança, no apoio mútuo e companheirismo, também é uma forma de cuidar da saúde mental. Você estará criando espaços de interação que geram momentos agradáveis, histórias divertidas, etc. Além do mais, boas relações são imprescindíveis quando passamos por momentos difíceis.
Sendo assim, cercar-se de pessoas que fazem bem a você é uma forma de cuidar da mente, mantendo-a mais saudável e feliz. O mesmo vale para o afastamento de relações tóxicas, ok?
4. Evitar comportamentos nocivos, como beber álcool
Cuidado com comportamentos nocivos que podem estar prejudicando a sua saúde mental. É o caso de consumir muita substância psicoativa, como remédios, drogas e álcool. Além disso, comportamentos como negligência para consigo mesmo também são prejudiciais.
Por exemplo, se você costuma consumir muitos conteúdos de teor negativo, poderá nutrir uma visão mais pessimista da vida, tornando a rotina mais pesada e desgastante.
Claro que devemos nos manter informados, mas o excesso de situações ruins pode mudar completamente a nossa forma de ver a vida.
Por isso, a higiene mental consiste em evitar esse tipo de acontecimento, priorizando o que faz bem a você – mas sem deixar de enfrentar os desafios da vida, claro.