Saber o que acontece se não passar protetor solar é uma das formas de nos sentirmos mais “motivados” de manter essa prática de autocuidado em dia. Afinal de contas, a aplicação deveria ser um hábito, independentemente da época do ano e do clima do dia.
Porém, sabemos que nem todo mundo aderiu ao uso de protetor solar na rotina. Por isso, selecionamos quatro consequências da ausência desse uso, para conscientizar e fazer com que mais pessoas entendam a importância do uso desse produto. Acompanhe.
O que acontece se não passar protetor solar?
Você já parou para pensar no que acontece se não passar protetor solar? Se ainda não, este é um bom momento para isso. A falta do uso do protetor pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde e até mesmo autoestima, uma vez que o sol excessivo envelhece a pele e pode, ainda, causar manchas que deixam o tom desregular.
Outro ponto que deve ser destacado é que esses efeitos podem não ser percebidos no hoje, mas, no longo prazo, possivelmente você poderá se deparar com o arrependimento de não ter aplicado o protetor na sua juventude.
Por isso, com a mente aberta, veja o que acontece se não passar protetor solar:
1. Queimadura solar
A queimadura solar é, sem dúvidas, a consequência mais conhecida por todas as pessoas. Até porque, possivelmente você já tenha experimentado a sensação de queimar a pele – ou conhece alguém que tenha passado por isso.
Além do incômodo da queimadura, mais tarde a pele começa a “descascar”, causando forte coceira e desconforto. Por conta disso, usar protetor solar é indispensável.
2. Risco de melasma
O risco de melasma é outro ponto que deve ser considerado quando pensamos no que acontece se não passar protetor solar. O melasma também pode ter relação com alterações hormonais, especialmente nas mulheres. Porém, a exposição ao sol sem proteção também pode causar esse tipo de mancha. Fique atento quanto a isso!
3. Câncer de pele
O câncer de pele é uma das consequências mais graves da falta de uso de protetor solar. E se engana quem pensa que o câncer só afeta se você se expor no sol da praia, excessivamente, por exemplo. Não é bem assim!
A absorção dos raios ultravioletas pode alterar o DNA de nossas células, com o passar do tempo. Isso quer dizer que aquelas caminhadas em baixo do sol, sem proteção, também podem provocar esse efeito.
Por conta disso, aplicar o protetor solar sempre que for sair de casa é uma regra básica de proteção contra o câncer de pele.
4. Envelhecimento precoce
Por fim, quando pensamos no que acontece se não passar protetor solar, não podemos deixar de fora o efeito de envelhecimento precoce. Infelizmente, o sol pode ser encarado como um “inimigo” da saúde da pele, de uma maneira geral.
Afinal, ele pode causar manchas, câncer, problemas de pele e, até mesmo, o envelhecimento precoce.
Por isso, agora não tem mais desculpas: o uso do protetor solar deve ser uma prioridade!