A Qualcomm Technologies é a principal fabricante do mundo de processadores para dispositivos móveis, mas a companhia também investe em outros mercados. No varejo, a empresa tem desenvolvido tecnologias que podem mudar a forma que as vendas são feitas nos grandes varejistas no futuro. Devido à pandemia de covid-19, as expectativas e necessidades dos clientes de varejo evoluíram e a tecnologia muitas vezes foi a saída para atender a essas necessidades.
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Durante a principal feira de tecnologia para o varejo, a NRF (National Retail Federation) realizada em New York (Estados Unidos) em janeiro deste ano, a Qualcomm demonstrou o que está preparando. A companhia está focando nas tecnologias de Internet das Coisas (IoT), no intuito de ajudar os varejistas a transformar digitalmente seus ambientes e processos com uma estrutura subjacente que não apenas permite a resiliência dos negócios.
Entre algumas das tecnologias já apresentadas, está o desenvolvimento de uma solução que aprimora as experiências do cliente na hora do pagamento. Para isso, a Qualcomm usa displays com tecnologia biométrica e inteligência artificial para reconhecer quem é o cliente e agilizar o pagamento. Outra opção são carrinhos de compras inteligentes e dispositivos de compras pessoais para pagamento sem atritos, com displays multimídia imersivos ao longo da loja.
Além disso, a empresa apresentou tecnologia para:
A Qualcomm explica que suas soluções querem melhorar as experiências nas lojas, trazendo o melhor do “online” para o mundo real. A intenção é reduzir atrito em cada etapa da jornada de varejo e fornecer mais dados e opções aos consumidores, aprimorando sua experiência de compra.
Isso pode significar robôs limpando o chão da loja, dispositivos que monitoram a logística ou rastreiam ativos, dispositivos de realidade virtual treinando os funcionários da loja, soluções de pagamento biométrico de última geração e etiquetas de prateleira digitalizadas permitindo “corredores sem fim”.
A Qualcomm reitera que suas soluções são equipadas com IA, conectividade confiável e segurança cibernética. Por meio de tecnologias de rede, como o Bluetooth, a rede móvel celular, o Wi-Fi e até o 5G privada, a fabricante garante que essas inovações estão gerando eficiências que criam experiências de varejo mais gratificantes e relevantes para clientes.
Um estudo elaborado pela Trend Micro, fornecedora de soluções de cibersegurança, estabeleceu sete pilares tecnológicos que seriam os facilitadores do futuro do varejo, já levando em conta a expansão do 5G em todo o mundo. São eles:
Segundo a empresa, a IA e o machine learning já podem ajudar a organizar a demanda e evitar gargalos nos processos logísticos. O relatório aponta 2030 como a década do varejo e descreve alguns cenários para mostrar que a experiência de compra será composta por muitas tecnologias que trabalharão juntas.
Por exemplo, com casas e lojas inteligentes, será possível avaliar os níveis de consumo e estoque, e fazer análises preditivas, tendo como base os padrões de comportamento. O uso de drones para entrega e devolução de produtos oferecerá uma experiência de compra mais eficiente e rápida, encurtando as distâncias e criando uma cadeia logística alternativa. Caminhões poderão ser utilizados tanto para a entrega de produtos por drones como para serem transformados em minimercados móveis, com a oferta de itens na porta do consumidor.
No entanto, a Trend Micro destaca que todas essas inovações requerem uma preocupação com a segurança cibernética e privacidade de dados. Portanto, o setor varejista precisa começar a se preparar hoje para esse novo normal que já começou a ser desenhado durante a pandemia.