A atuação Home Office está no Brasil há alguns anos. Todavia, muitas empresas viam essa modalidade de Teletrabalho como uma opção irrelevante. No entanto, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, muitas empresas foram obrigadas a implementar essa vertente de trabalho, mesmo que de forma desplanejada.
Esse fato mostra a importância da adaptabilidade para as empresas. Ainda que de forma implícita, há uma certa resistência quanto às inovações em muitas empresas, o que faz parte da cultura, porém, o mercado precisa dessa adaptabilidade por parte das empresas.
Por isso, os empresários precisam analisar o que o mercado oferece para que se direcionem de forma assertiva para atender as mudanças intangíveis que impactam diretamente nos resultados do negócio.
Na atualidade muitas empresas estão atuando via Home Office, ao passo que uma parte delas já não pensa em voltar ao escritório físico. Isso é um exemplo de como uma mudança pode otimizar processos e economizar para as empresas. Além disso, as empresas que já estavam preparadas para lidar com a atuação Home Office tiveram menos problemas com a situação diferenciada causada pela pandemia.
Claro que não é necessário uma situação extrema para que uma empresa mude. Basta entender que fatores externos não são controlados e a adaptabilidade e a flexibilidade são ferramentas de sobrevivência para uma empresa no mercado atual. Além disso, é importante que o empresário se antecipe quanto às demandas do mercado e se direcione para atender ao desejo de compra do cliente, que é passível de mudança.
Por isso, o empresário que atua estrategicamente se mantém competitivo e direcionado. Visto que pode oferecer ao cliente inovações tecnológicas que podem ser de excelente custo-benefício.
Além disso, a atuação Home Office exemplifica o quanto é importante que o foco esteja nas entregas das equipes, e não exatamente no local ou horário de trabalho. Buscar melhorias contínuas é uma necessidade para entregar aos clientes o melhor serviço e o melhor produto.
Por isso, muitas empresas estão adaptando suas culturas para que tenham um novo foco. No entanto, para que a empresa possa abdicar do rigor excessivo é necessário treinar os funcionários e implementar uma cultura baseada nas entregas e no comprometimento de todos.
Certamente, a resiliência é um fator importante no mundo dos negócios. No entanto, esse fator diz respeito à atuação interna e a maneira de lidar com as ameaças, transformando-as em oportunidades.