O Fim da URSS: um resumo para o ENEM! - Notícias Concursos

O Fim da URSS: um resumo para o ENEM!

O Fim da URSS: entenda de uma vez esse acontecimento!

A dissolução da União Soviética foi um acontecimento extremamente importante que desencadeou diversas consequências em todo o mundo.

Dessa forma, esse assunto é extremamente cobrado pelas principais provas do país. Especialmente, ele aparece com frequência nas segundas fases de vestibulares.

E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse assunto para garantir um bom desempenho nas provas de história.

O Fim da URSS: Introdução

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida pela abreviação URSS, se dissolveu no ano de 1991.

Esse acontecimento é de extrema importância pois ele também ocasionou o fim da Guerra Fria, ou seja, o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética.

No início dos anos 90, a URSS não tinha mais condições de acompanhar os avanços das tecnologias do Ocidente, produzidas principalmente pelos Estados Unidos.

Além disso, a economia soviética sofreu graves crises, não conseguindo manter um alto nível de vida para a sua população.

O Fim da URSS: As principais causas

Vamos, então, entender quais foram as principais causas da dissolução da União Soviética.

O primeiro fator é aquele econômico. O modelo soviética já não conseguia mais dar para a sua população um nível de vida adequado. Além disso, com a diminuição da produção, as pessoas eram obrigadas a enfrentar uma escassez de bens essenciais nos mercados.

O governo central da União Soviética era também muito criticado. Isso porque, os governantes eram acusados de acumular uma série de poderes e benefícios enquanto a população vivia em condições ruins.

Igualmente, é importante lembrar que a União Soviética não era composta somente pela Rússia: ela era uma união de diversos países.

Porém, países como Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária, Polônia e Romênia passaram a se manifestar exigindo mudanças, democracia e o fim da dominação soviética.

Nos anos 80, vários movimentos separatistas foram criados, além da ascensão de ideais nacionalistas e patriotas nas repúblicas soviéticas.

Fim da União Soviética: consequências nacionais e internacionais

A dissolução da URSS trouxe uma série de consequências para todo o mundo.

A principal delas é o fim da Guerra Fria e o consequente predomínio dos Estados Unidos como portadores de uma ideologia única.

Além disso, inúmeros conflitos territoriais entre as ex-repúblicas soviéticas foram desencadeados, gerando diversas guerras, principalmente no leste europeu.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?