A construção do seu currículo pode ser um diferencial para que você alcance os seus objetivos profissionais, ainda que seja algo perceptível considerando apenas um longo prazo. Entretanto, muitos profissionais ficam aquém de seu potencial de mercado ao não conseguirem demonstrar suas capacidades na construção do documento.
Sendo assim, confira algumas dicas para que você alcance os seus objetivos de carreira profissional.
Primeiramente, é importante que os dados estejam atualizados. Por isso, destaque seus dados pessoais, considerando que estejam corretos e certifique-se de que o endereço de e-mail não contenha palavras pejorativas, já que todos os pontos do currículo são importantes na construção da sua imagem profissional.
Além disso, também é relevante que o seu objetivo seja sucinto e direto. É possível que você insira o cargo e a área de atuação. Por exemplo: gerente de equipe de vendas; analista de recrutamento e seleção; assistente de marketing digital; auxiliar de escritório etc.
No que diz respeito à sua trajetória profissional e escolaridade, é aconselhável que você informe a ordem cronológica dos fatos de forma inversa, priorizando os mais atuais.
Além disso, coloque palavras pertinentes a sua área de atuação e faça pequenos apontamentos. Visto que se a sua narrativa estiver integralmente no currículo, ficará confuso e o seu documento poderá ser descartado sem que tenha sido lido em sua totalidade.
A foto é opcional, porém, pode ser requerida por algumas plataformas. Sendo assim, escolha uma imagem sóbria, abdicando de fotos pessoais em festas e eventos, por exemplo.
Além disso, caso você queira realizar uma carta de apresentação ou um resumo no seu currículo, faça algum tipo de relação entre as suas habilidades inseridas na carta ou resumo e os pontos citados na sua trajetória profissional. Já que essa relação será um ponto avaliado pelo profissional de recrutamento e seleção, ainda que essa relação ocorra de forma indireta.
Não menos importante, certifique-se de que seus dados estejam atualizados nas plataformas online o Linkedin, a Catho online, vagas.com, InfoJobs etc. Essas são fontes importantes para a área de recrutamento e seleção no mercado atual.
Sendo assim, mantenha o seu currículo padronizado e atualizado em todas as formas de contato, já que essa visibilidade pode ser um diferencial competitivo profissional para sua carreira na era digital.