O que faz uma moeda ser considerada valiosa? Essa certamente uma pergunta que interessa a milhares de brasileiros que querem iniciar o processo de coleção de peças no Brasil. O que nem todo mundo sabe é que existem várias respostas para essa mesma pergunta.
Em alguns casos, o que faz uma moeda ser considerada valiosa é o seu alto grau de conservação. Mas esse não é o único ponto. De acordo com os numismatas, existem casos de peças que podem ser consideradas muito raras caso contem com erros ou variantes específicas.
Como se sabe, moedas normalmente contam com tiragens muito altas, o que faz que elas sejam consideradas muito comuns na nossa sociedade. Mas se o seu exemplar contar com algum erro ou variante específico, nesse caso ela pode conter um valor diferenciado. E é justamente sobre esse assunto que vamos nos debruçar neste artigo.
A lista de moedas
Abaixo, você pode conferir de quais moedas nós estamos falando neste artigo:
- Moeda de 1 real das olimpíadas (Paracanoagem);
- Moeda de 1 real das olimpíadad (Paratriatlo);
- Moeda de 1 real das olimpíada (Rugby);
- Moeda de 1 real das olimpíada (Tom);
- Moeda de 1 real das olimpíada (Vela);
- Moeda de 1 real das olimpíada (Vinícius);
- Moeda de 1 real das olimpíada (Voleibol).
Para ajudar no processo de identificação dessas moedas, listamos abaixo uma série características das peças de 1 real das olimpíadas, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: inox+bronze
- Diâmetro: 27,0 mm
- Peso: 7,00 g
- Espessura: 1,95 mm
- Bordo: serrilhado interm.
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 28/11/2014 a atual;
- Desenho do Anverso: Imagem representando a modalidade ou o mascote, logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dístico BRASIL
- Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem
As Olimpíadas de 2016
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todas os países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão.
Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder.
Antes de toda esta polêmica, o Banco Central (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos.
Valores das moedas
De acordo com o especialistas na área da numismática, para que essas moedas sejam consideradas valiosas é preciso que elas contem com uma característica específica conhecida entre os colecionadores como DATA MARCADA.
A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área para identificar esse erro. Basta prestar bastante atenção os detalhes para identificar a presença da inscrição da data em um lugar onde ela não deveria estar.
Abaixo, você pode conferir os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para essas peças:
As moedas do Brasil
O Brasil já contou com várias moedas no decorrer da sua história. Abaixo, você pode ver um resumo da nossa história monetária:
- Período colonial a 1942 – Réis;
- De 1942 a 1967 – Cruzeiro;
- De 1967 a 1970 – Cruzeiro Novo;
- De 1970 a 1986 – Cruzeiro;
- De 1986 a 1989 – Cruzado;
- De 1989 a 1990 – Cruzado Novo;
- De 1990 a 1993 – Cruzeiro;
- De 1993 a 1994 – Cruzeiro Real;
- De 1994 até os dias atuais – Real.