O cachorro ajuda na saúde mental de crianças, especialmente daquelas que estão internadas e necessitam de suporte psicológico e afetivo. Porém, os benefícios não estão associados apenas à terapia com cães.
Mas sim, associa-se com o dia-a-dia nas casas de todas as pessoas que conseguem unir a doçura de um cão com a inocência de uma criança.
Quer saber mais sobre todas as vantagens dessa união? Então leia o nosso texto de hoje!
O cachorro ajuda na saúde mental de crianças? Veja os benefícios!
O cachorro ajuda na saúde mental de crianças de diversas maneiras diferentes. Desde a sensação de proteção (quando a criança se sente desamparada e com medo); até a companhia que inibe a sensação de ansiedade de separação.
Os benefícios ultrapassam diversos pontos da rotina de uma criança. São eles:
1- Rotina de exercícios ao ar livre
Uma criança com um cão tem chances de se divertir ao ar livre, com atividades que fortalecem o seu organismo e exercitam todo o seu corpo.
Assim, o pequeno pode gastar mais energias e ter, inclusive, melhores noites de sono e descanso.
2- Menor chance de isolamento
A prática de atividades ao ar livre com o pet inibem que a criança se sinta isolada demais. Afinal, é super comum diversas famílias passearem em parques e as crianças interagirem nestes momentos.
3- Senso de comunidade
O senso de comunidade também é fortalecido. Poder contar histórias e acontecimentos inusitados sobre o pet para outras crianças é fonte quase inesgotável de interação.
A partir disso os pequenos trocam experiências sobre os seus projetos de tutoria e acabam criando laços ainda mais fortes.
4- Desenvolvimento da responsabilidade
O cachorro ajuda na saúde mental de crianças a partir do momento que demonstra à elas a importância da responsabilidade.
Quem tem um pet sabe todos os cuidados que são requisitados para manter a saúde do amigo de quatro patas, não é mesmo?
Isso inclui banho e tosa, alimentação, passeio, carinho, casa limpa, etc. A criança, ao se deparar com todas estas necessidades, passa a desenvolver uma responsabilidade ímpar por ter que cuidar do seu melhor amigo pet.
5- Desenvolvimento da empatia
A empatia também entra em cena neste processo, seguindo a linha da responsabilidade. Afinal, o pequeno perceberá que suas atitudes impactam diretamente na qualidade de vida do cão, ocasionando um cuidado mais atencioso e empático.
6- O autocuidado entra em cena
Aprender a cuidar de outro ser vivo é algo realmente encantador para a saúde mental das crianças. Mas além disso, é este tipo de atividade que é capaz de desenvolver o próprio autocuidado do pequeno.
Será possível, através do dia-a-dia com o cão, perceber a importância da alimentação saudável, dos exercícios físicos e até das atividades de higiene e limpeza.
7- Desenvolvimento afetivo e emocional
Por fim, o cachorro ajuda na saúde mental de crianças por auxiliá-las no desenvolvimento afetivo e emocional.
O vínculo criado com o pet é capaz de melhorar a forma como a criança demonstra o que sente, inibindo casos de psicossomatização, por exemplo.
E com isso, toda a família usufrui de uma atmosfera muito mais feliz e aconchegante.