Idosos com 65 anos ou mais e Pessoas com Deficiência (PcD) há, ao menos, dois anos podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
O pagamento equivale ao salário mínimo vigente (R$ 1.212 em 2022) e não precisa de carência junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para ser efetuado. Ou seja, não é necessário contribuir para o INSS.
No entanto, por ser um benefício de caráter assistencial, o BPC não dá direito ao 13º salário, além de não se estender aos dependentes como em casos de pensão por morte.
Para ser um beneficiário do BPC é preciso:
A solicitação do BPC pode ser feita através do aplicativo Meu INSS, conforme o passo a passo abaixo:
Os interessados em solicitar o empréstimo do BPC, primeiro, devem estar regularmente ativos na folha de pagamento do benefício no INSS. Na sequência, será necessário solicitar o serviço a própria autarquia.
Todavia, há pouco tempo o INSS alterou algumas regras do empréstimo consignado. Agora, só podem solicitar o crédito os beneficiários que têm mais de 90 dias (três meses) recebendo o BPC.
Além disso, por um prazo de 180 dias, é proibido que bancos e instituições financeiras ofertem o crédito consignado. A intenção é impossibilitar o assédio contra novos beneficiários do BPC.
Veja como realizar o procedimento pelo Meu INSS:
Na ocasião, será necessário informar o número do CPF e anexar um documento de identidade oficial. Feito isto, o INSS tem até 30 dias para responder ao beneficiário.