O Nubank anunciou o lançamento da iniciativa NuFuturo, a qual busca parcerias com universidades federais, visando acelerar carreiras em tecnologia para incentivar a inovação. Segundo o banco digital, o objetivo dessa iniciativa é desenvolver pesquisas na área de tecnologia e finanças, e seus impactos na sociedade.
Sendo assim, o Nubank já está atuando em conjunto, com projetos desde janeiro deste ano, com as universidades federais de Campina Grande (UFCG) e da Bahia (UFBA e IFBA). As próprias universidades selecionaram mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação para um programa intensivo.
Esse programa tem uma duração de 18 meses, e busca desenvolver projetos de pesquisa e habilidades tecnológicas, baseados nos sistemas e tecnologias já utilizados pelo Nubank. Alguns exemplos disso são as programações Clojure e metodologias de análise de dados.
Segundo Guilherme Vieira, diretor de ESG do banco digital, “O NuFuturo é uma iniciativa criada pelo Nubank como forma de incentivo à produção de ciência e tecnologia no Brasil. Nós acreditamos que investir em educação é uma forma de mudar a sociedade por meio de capacitação profissional e soluções práticas aos problemas reais das pessoas e empresas. A escolha dos estados da Bahia e da Paraíba se deve à gama de talentos nas regiões, além de nossas metas de impacto social, diversificando investimentos também fora do eixo Sudeste”.
Com a iniciativa NuFuturo, e para facilitar o desenvolvimento das pesquisas, o Nubank construiu espaços exclusivos nas universidades que está fazendo parceria. Sendo assim, esses espaços contam com ambientes adaptáveis, quadros de colaboração e sistema multimídia. Segundo o banco digital, após o fim dos projetos de pesquisa, os espaços construídos continuarão disponíveis para as universidades, permitindo a realização de eventos e atividades em grupo.
João Arthur Brunet, Professor Coordenador da UFCG, afirmou: “O projeto NuFuturo é o modelo do que imagino ser ideal no que diz respeito à colaboração entre a universidade e parceiros. Isso porque o foco do NuFuturo está em melhorar e impulsionar a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Dentro do laboratório, os alunos têm a oportunidade de expandir suas habilidades técnicas e não técnicas, investigando a solução de problemas complexos e cooperando com o time do Nubank”.
Além disso, Brunet completou que o maior resultado do projeto do Nubank é “a transformação das pessoas que fazem parte dele”. Para ele, a construção dos espaços físicos também é um grande resultado, sendo um legado importante do projeto.
Atualmente, o NuFuturo já possui quatro projetos em fase de desenvolvimento. As iniciativas do Nubank abordam temas como gestão de finanças pessoais, desenvolvimento de ferramentas para facilitar a vida financeira e segurança da informação.
O Nubank lançou em julho de 2022 as chamadas “Caixinhas”, as quais oferecem aos clientes uma opção de investimento com direcionamento customizado, podendo atender diversas necessidades diferentes. Atualmente, esse investimento do banco digital atingiu uma marca importante.
Segundo Guilherme Espallargas, líder da área de investimentos da fintech, mais de 8,6 milhões de clientes já criaram suas Caixinhas no Nubank. Além disso, mais de R$ 15 bilhões foram investidos em pouco mais de um ano da existência dessa opção de investimento.