Na última semana, o Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do programa vale-gás nacional. Antes mesmo do final do ano de 2022, já é possível saber quando o projeto social será oficialmente retomado. O Ministério da Cidadania já divulgou o calendário oficial de liberações.
Ao contrário do que acontece com o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional não será retomado em janeiro. Como se trata de um programa de caráter bimestral, a próxima liberação está marcada para acontecer apenas em fevereiro. Em 2023, os repasses começam no dia 13 e acabam no dia 28. Veja no calendário abaixo.
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Note que em fevereiro os pagamentos do vale-gás nacional contarão com uma pausa de quatro dias. Esta paralisação acontecerá porque o calendário vai se adaptar aos dias do carnaval. Seja como for, seguirá valendo a ideia de que os depósitos acontecerão nos 10 últimos dias úteis do mês.
Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que mais de 5,9 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do vale-gás nacional neste mês de dezembro. O número se manteve estável durante todo este ano de 2022. A fila de espera para entrada no programa social conta com mais de 18 milhões de pessoas, segundo os dados da Câmara dos Deputados.
Vale-gás sob nova direção
A partir de janeiro de 2023, o Brasil será comandado por um novo governo. A gestão do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá promover uma série de mudanças nos programas sociais. Neste sentido, muitos usuários temem o fim dos pagamentos em 2023.
Contudo, não há motivos para sustos. A lei que cria o vale-gás nacional é de autoria do mesmo partido de Lula, o PT. Nos últimos meses, o discurso dos aliados do presidente foi no sentido de aumentar o número de usuários do programa e não de acabar com ele.
Além disso, a lei que cria o vale-gás nacional estabelece que os pagamentos devem ter duração de cinco anos, com 2022 sendo apenas o primeiro deles. Assim, é possível dizer que o programa ainda tem mais quatro anos pela frente.
Auxílio Brasil
Os pagamentos do Auxílio Brasil devem ser retomados já a partir de janeiro do próximo ano. Nesta semana, o Ministério da Cidadania divulgou o calendário completo dos depósitos para o benefício social.
Assim como acontece com o vale-gás nacional, o Auxílio Brasil também toma como base o final do Número de Identificação Social (NIS) para definir as datas das liberações dos seus benefícios. Veja abaixo o calendário do programa, que deve voltar a ser chamado de Bolsa Família:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).