Novo secretário de Educação do RJ pedirá adiamento das aulas na rede estadual - Notícias Concursos

Novo secretário de Educação do RJ pedirá adiamento das aulas na rede estadual

As aulas nas escolas públicas do estado voltariam no próximo dia 5 de outubro

O novo secretário da Educação do estado do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, deve reavaliar a situação atual das escolas em meio à pandemia de Covid-19.

Escolhido pelo governador em exercício Cláudio Castro, o líder da pasta da educação assumiu que solicitará o adiamento do retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino estaduais.

De acordo com a última estimativa do governo, essa reabertura das escolas públicas geridas pelo estado ocorreria no próximo dia 5 de outubro. Mas agora, estima-se que as aulas retornem somente em 2021.

“Precisamos fazer um grande esforço conjunto com Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça e Secretaria de Saúde nessa questão”, disse o secretário em entrevista ao blog do Edimilson Ávila no portal G1.

Educação na quarentena como desafio

Além disso, ressaltou que não pode-se esquecer da difícil missão de democratizar o ensino com as escolas fechadas. “O enfrentamento da educação na quarentena da Covid-19 será o grande desafio no curto prazo”, emendou.

A saber, Comte assume a Educação RJ no lugar de Pedro Fernandes, preso na Operação Catarata 2, suspeito de desvios na Fundação Leão XIII. A nomeação de Comte sairia em uma edição extra do Diário Oficial ainda nesta sexta-feira (25).

Escolas particulares do RJ reabrem

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região emitiu autorização para que as escolas do Rio de Janeiro reabrissem a partir desta segunda-feira (14). O Notícias Concursos já havia adiantado que a justiça permitiu volta às aulas nas instituições particulares, mas que a prefeitura aguarda STF.

O responsável pela permissão é o desembargador Carlos Henrique Chernicharo, que suspendeu uma liminar anterior que impedia a retomada.

Assim que saiu a decisão, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe), divulgou nota oficial. Nela, há o reforço da necessidade de seguir os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades.

Entram nas exigências o uso de máscaras, assim como a troca delas a cada três horas, higienização constante de carteiras e escalonamento dos horários de entrada e saída dos alunos.

Leia outra notícia relacionada – Educação na pandemia: 46% dos professores não sabem se alunos aprendem com aulas remotas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?