Agora, os cidadãos que residem no estado de Goiás já podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de obter o documento no formato digital. De acordo com informações, as primeiras impressões já foram iniciadas no município de Cavalcante.
O nova carteira de identidade poderá ser emitida gratuitamente, por meio dos órgãos públicos, como a Secretaria de Segurança Pública. Vale salientar que nem todos os estados estão fornecendo a atualização no documento. Todavia, terão o prazo de até 06 de março do ano que vem para se habituarem com o sistema.
“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, declarou Luiz Eduardo Ramos, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Além do novo modelo físico, os cidadãos também podem obter o documento digital, disponível para todos os aparelhos móveis.
Emissão do novo RG em Goiás
No município Cavalcante, a Polícia Civil de Goiás realizou um ação itinerante para entregar o novo modelo do documento.
No entanto, em outros três pontos do estado já é possível a emissão do novo RG:
- Unidade Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira);
- Unidade Vapt-Vupt do Anashopping de Anápolis (Avenida Universitária, 2.045);
- Posto da prefeitura de Alexânia (Rua 15 de Novembro, nº 6).
Mudanças no novo RG
Dentre tantas mudanças, confira as principais:
- Autenticação do documento através do QR Code;
- Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
- Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
- Constará a naturalidade do cidadão;
- Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
- Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
- Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.
Como solicitar?
Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no cadastro poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.
Caso queira saber se na sua região já está sendo emitindo o novo modelo de RG, busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Dessa forma, para contar com a nova versão, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
Validade do novo RG
O novo RG terá os seguintes prazos de validade:
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- a partir de 60 anos, validade indeterminada.