Uma das grandes novidades para os brasileiros para este ano de 2022 é o novo RG Digital 2022. A princípio, o documento foi criado com o objetivo de unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento.
Antes de mais nada, é importante destacar que o Governo Federal tem o objetivo de liberar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), de modo que os cidadãos tenham acesso a todas as informações/documentos por meios digitais.
Primeiramente, o Novo RG Digital brasileiro poderá ser autenticado via QR Code, que funcionará mesmo off-line. Ademais, por permitir a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e tem o objetivo de diminuir os casos de falsificação.
Um outro fato que chama atenção é o CPF ser considerado o registro principal. Logo, a utilização do número do documento poderá ser feita em certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em carteira de trabalho, CNH, entre outros.
Ademais, o Novo RG Digital vai servir como passaporte para viagens nos países do Mercosul. A possibilidade é dada por meio da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.
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Cabe salientar que o novo documento terá informações adicionais.
Logo, veja o que pode ser encontrado no RG Digital:
Ademais, uma grande dúvida dos brasileiros diz respeito a quando deverá realizar a troca do documento. A princípio, é importante lembrar que o cidadão não precisa se precipitar para trocar o antigo modelo do Novo RG Digital para o novo.
Em suma, o documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando o mesmo vencer ou em casos de primeira via. No que se refere ao vencimento:
Diante de tais informações, o novo documento só será obrigatório para o público em 2032, quando todo o adulto com o prazo de 10 anos para o vencimento tiver expirado.
Primeiramente, é importante destacar que a emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.
Por outro lado, é importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação.
Ademais, a solicitação poderá ser feita por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Todavia, inicialmente será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.
Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Portanto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado vai emitir a carteira.