Nesta semana, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que o preço do botijão de gás de 13 quilos se manteve inalterado em relação à semana anterior. A notícia alegrou os consumidores, que continuarão pagando 107,50, em média, pela recarga do produto.
Desde 2022, o preço do botijão de gás só vem diminuindo, aliviando o bolso de milhares de brasileiros. Em termos numéricos, o produto ficou 6,22% mais caro no país no ano passado. Por outro lado, em 2023, o valor diminuiu 1,05%, representando uma queda de R$ 1,14.
Embora o recuo seja pequeno, é melhor do que qualquer aumento. Inclusive, na última semana, consumidores de certas regiões puderam aproveitar a queda dos preços, veja a seguir:
No entanto, o valor do botijão subiu nas outras regiões:
Contudo, devido as variações, o preço médio do gás de cozinha nas regiões brasileiras ficam assim:
Os beneficiários do Vale-Gás podem comemorar, pois o Governo Federal já liberou o calendário do próximo pagamento. Devido a metodologia bimestral de repasses, a próxima distribuição do benefício acontecerá no mês de abril.
De acordo com o Governo Federal, no mês de abril, cerca de 5,6 milhões de famílias de baixa renda que fazem parte do programa receberam a parcela de R$ 112 para ajudar na compra do gás de cozinha.
Veja quem receber, o valor e as datas do próximo pagamento.
A seguir, veja quais as exigências para fazer parte do Vale-Gás e receber a ajuda bimentral:
Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado, desse modo, foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:
Abaixo, confira as datas de pagamento do Auxílio Gás do mês de abril:
A consulta pode ser realizada com o número de CPF por meio das seguintes plataformas: