Recentemente, o Banco Central (BC) lançou um sistema para que os cidadãos possam consultar e até sacar valores esquecidos em bancos. No entanto, devido a quantidade de acessos, o site acabou saindo do ar, retornando apenas na segunda-feira (14).
Todavia, desde a liberação do portal, criminosos estão aproveitando a oportunidade para lançar links maliciosos por meio dos canais de comunicação, inclusive pelo WhatsApp. Desta forma, os sites falsos podem infectar o dispositivo com um vírus, malwares, roubar dados e até convencer a vítima a enviar dinheiro.
Para mais informações, algumas das mensagens desses links falsos dizem: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram! ”.
Veja também: WhatsApp: Saiba como confirmar o seu número de telefone em 2022
Nos últimos 30 dias, cerca de 2.367 buscas com o termo “registrato” foram realizadas no Site Confiável. Ele tem como objetivo disponibilizar aos consumidores a verificação de páginas de procedência correta, para evitar cair em golpes.
Atualmente, algo que é muito comum são sites que possuem pouco tempo de existência, 5 a 10 dias, por exemplo. Segundo Alessandro Fontes, co-fundador do Site Confiável, esses endereços são descartáveis, uma vez que rapidamente são listados em empresas de segurança ou denunciados.
A partir disso os navegadores começam a emitir alertas de risco aos usuários, quando tentam acessar o site. Por isso os criminosos mudam o domínio ou nome do site para continuar a prática. Todavia, os consumidores ainda precisão ter cuidados com os gatilhos mentais, que são peças de ataques.
“Se recebeu uma mensagem, que deixou curioso, com senso de urgência, com uma percepção de vantagem exclusiva… pare, pense e pesquise sobre o que acabaram de enviar em seu WhatsApp. Pode ser um golpe”, disse.
Deixe o seu WhatsApp mais seguro
O cidadão pode deixar o seu WhatsApp mais seguro. Veja como:
- Não compartilhe o seu código de segurança;
- Ative a verificação em duas etapas;
- Proteja seus dados pessoais;
- Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou doações;
- Evite ter ações de curioso;
- Coloque senha no seu smartphone;
- Não clique em qualquer link.