Novo feriado? Lula defende criação de uma segunda Independência do Brasil; veja quando seria

Novo feriado? Lula defende criação de uma segunda Independência do Brasil; veja quando seria

Presidente Lula defendeu que país passe a contar com duas datas diferentes para a Independência do Brasil

Esqueçam o 7 de setembro. Em breve, o Brasil poderá ganhar uma segunda data da Independência do Brasil. Ao menos foi isso o que sugeriu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento nesta semana. Ele defendeu que o dia 2 de julho seja também marcado no calendário oficial do governo federal.

O 2 de julho já é feriado no estado da Bahia, e o presidente Lula esteve em Salvador na data e participou das tradicionais comemorações do feriado local. Historiadores baianos acreditam que foi justamente no dia 2 de julho de 1823 que o Brasil começou a se tornar independente.

Foi naquele 2 de julho que os últimos portugueses contrários ao processo de independência do país foram expulsos do Brasil, justamente na região da Bahia.

O que disse Lula

“Nós fomos o último país a fazer a independência. E tem duas independências. Tem independência, que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo, mas está lá. Dizem que deu o grito, tem a fotografia e alguns cavalos”, afirmou o presidente.

“Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de Julho em Salvador, na Bahia. Ali, houve luta e houve mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram para garantir a independência. Eu agora vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência. E, mais ainda, vamos ter que recontar a história deste país”, completou Lula.

“Porque temos que saber da luta dos Malês na Bahia, a Balaiada no Pará, temos que mostrar as lutas no país que foram feitas pela Independência “, afirmou o presidente durante o evento que aconteceu em Salvador.

Mas será feriado?

Para além das importantes noções de história, o fato é que muita gente quer saber se esta possível nova “independência do Brasil” será um novo feriado nacional. O fato, no entanto, é que ainda não está claro se isso vai acontecer.

Em seu discurso, Lula apenas disse que vai tentar indicar o dia 2 de julho como uma nova Independência, mas não deixou claro se a data seria também um novo feriado, ou apenas mais uma data comemorativa.

Ao menos até segunda ordem, a única Independência do Brasil oficial é o 7 de setembro.

Novo feriado? Lula defende criação de uma segunda Independência do Brasil; veja quando seria
Lula esteve em Salvador nesta semana. Imagem: Ricardo Stucker/ Agência Brasil

Quando é o próximo feriado?

Fato é que a grande maioria dos trabalhadores vai ter que esperar muito pelo próximo feriado. Como 2024 é um ano bissexto, vários dos feriados foram empurrados para os finais de semana. O próximo feriadão, por exemplo, só deve acontecer em novembro.

Abaixo, você pode ver os feriados tradicionais que devem ser “anulados” porque devem cair em finais de semana:

  • Independência do Brasil (7 de setembro – sábado);
  • Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro – sábado);
  • Dia de Finados (2 de novembro – sábado).

Já os próximos feriados e pontos facultativos deste ano de 2024 que devem cair em dias úteis são os seguintes:

  • Dia do Servidor Público (28 de outubro – facultativo);
  • Proclamação da República (15 de novembro – sexta-feira);
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro – quarta-feira);
  • Natal (25 de dezembro – quarta-feira).

Sou obrigado a trabalhar em dias de feriados?

O atual governo Lula já havia publicado uma portaria sobre o trabalho nos feriados. O texto começaria a vigorar no dia 1º de março. O documento atual afirma que o trabalhador só pode trabalhar no feriado caso esta regra esteja expressa em uma convenção coletiva.

Agora, o plano é trocar esta ideia por outra, que terá um teor semelhante, e que deve ser publicada em breve. A diferença é que o novo documento trará uma lista de exceções de negócios que poderão funcionar nos feriados, mesmo sem necessidade de convenção coletiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?