O Ministério da Educação (MEC) iniciou recentemente a implementação do Novo Ensino Médio. O novo formato deste ciclo da educação básica começou a ser implementado de forma gradual em janeiro deste ano, começando pelo 1º ano. De acordo com o planejamento estabelecido pelo MEC, o novo currículo deve alcançar todo o Ensino Médio até 2024.
Esse novo modelo permitirá que o estudante escolha entre uma formação técnica ou profissionalizante, direcionando a aprendizagem para áreas de conhecimento. O currículo deixa de ser organizado por disciplina e passa a ser definido entre as quatro principais áreas mais uma área de formação técnica.
De acordo com a nova estrutura, haverá 1.800 horas para a formação de conhecimentos específicos e 1.200 horas reservadas para o ensino profissionalizante com conteúdos mais flexíveis. Desse modo, a partir de agora o currículo oferece 60% de matérias da BNCC e 40% de matéria dos chamados itinerários formativos.
Sendo assim, ao final do Ensino Médio o estudante recebe um certificado de formação regular e um outro certificado técnico. O objetivo é que desse modo os estudantes possam desde cedo focar nas áreas de seu interesse profissional.
A principal mudança é a troca do ensino regular pelo ensino integral, o que implica a adoção de uma base curricular comum e a escolha de disciplinas por parte dos discentes. O novo currículo conta com cinco itinerários formativos subdivididos em: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação técnica e profissional.
As escolas públicas de todo o Brasil têm enfrentado sérias dificuldades de implementar essas novas diretrizes nacionais visto que o projeto ainda é muito recente. Apesar disso, a implementação já está em andamento em todo o país.
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