O Concurso Nacional Unificado (CNU) ganhou destaque entre os concurseiros brasileiros por centralizar vagas federais em um processo seletivo amplo, prático e muito aguardado. Com a realização de sua segunda edição, a curiosidade sobre o futuro da seleção tem aumentado nos últimos dias, especialmente em relação a uma possível edição em 2026.
O tema, inclusive, motivou debates nas redes sociais e comunidades especializadas, já que o concurso é a principal porta de entrada para cargos públicos em diversos órgãos federais. Mas será que existe alguma previsão oficial sobre um novo certame para daqui um ano? Quem se prepara para concursos públicos nacionais quer saber: é hora de intensificar os estudos para 2026 ou o foco deve ser outro?
Siga lendo para conferir todos os detalhes e entender as perspectivas para o próximo ano.
O que já se sabe sobre o Concurso Nacional Unificado para 2026?
A segunda edição do CNU está movimentando candidatos de todo o Brasil, com mais de 3.000 vagas para 32 órgãos federais de diversas áreas. No entanto, a expectativa para uma nova edição no próximo ano tem crescido entre os concurseiros que almejam ingressar no setor público.
Em entrevista recente, a Ministra Esther Dweck declarou não haver previsão oficial para a realização de um novo CNU em 2026. Segundo a titular da pasta, todos os esforços do governo para 2026 estão concentrados na convocação dos aprovados e, principalmente, no chamado dos excedentes de concursos em andamento.
O que disse a Ministra Esther Dweck?
Durante o programa “Bom Dia, Ministra”, transmitido pelo CanalGov, Esther Dweck deixou claro: “Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento, incluindo a própria chamada da segunda edição do CNU”.
A Ministra ressaltou que o compromisso para o próximo ano está ligado à entrega de resultados para concursos realizados ou em andamento, sobretudo pela importância de efetivar nomeações dentro do prazo e de acordo com as necessidades dos órgãos públicos.
Entenda as prioridades para 2026
As principais prioridades do governo para 2026 estão definidas, com foco na efetivação dos aprovados no CNU de 2025 e em outros concursos recentes, como o da Polícia Federal. Após a convocação inicial, será dada prioridade ao aproveitamento dos excedentes nos certames ainda válidos. Tudo isso está amparado pelo orçamento já aprovado, descartando assim a possibilidade de novas seleções nacionais para o ano citado.
Imagem: Agência Brasil
A Ministra também reforça que quem assumir o próximo governo poderá, caso julgue necessário e haja autorização, organizar futuras edições através da estrutura já consolidada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Isso garante continuidade e experiência na aplicação de provas e organização do concurso, facilitando eventuais novos certames a partir de 2027.
Como será a convocação dos candidatos e a chamada de excedentes?
A previsão, segundo divulgado, é de que a primeira convocação dos aprovados já aconteça no início de 2026. O calendário divulgado aponta chamada para fevereiro, com divulgação da lista final em março. Esta fase privilegiará não só a nomeação dos titulares, mas também a confirmação de interesse dos excedentes, uma estratégia que busca garantir a ocupação total das vagas ofertadas e reduzir o tempo de espera para quem está na fila.
Para os excedentes, a expectativa é que as convocações ocorram mediante a vacância ou aumento da demanda nos órgãos, conforme regulamentação e disponibilidade de orçamento. Portanto, seguir acompanhando as informações oficiais é fundamental para quem deseja ingressar pelo Concurso Nacional Unificado ou por outros processos federais.
Calendário do CNU 2025
Fique por dentro das principais datas do CNU 2025 para não perder nenhuma etapa importante:
- Prova objetiva: 5/10/2025, das 13h às 18h
- Disponibilização da imagem do cartão de respostas: 12/11/2025
- Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
- Convocação para confirmação de cotas e PcD: 12/11/2025
- Convocação para a avaliação de títulos: 12/11/2025
- Envio de títulos: de 13 a 19/11/2025
- Cartão de confirmação de inscrição para prova discursiva: 1/12/2025
- Prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7/12/2025
- Procedimentos de confirmação de cotas: de 8 a 17/12/2025
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 2/1/2026
- Divulgação da nota preliminar da prova discursiva: 6/1/2026
- Pedidos de revisão das notas da discursiva: de 7 a 8/1/2026
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
Embora não haja previsão de um novo CNU em 2026, há diversas oportunidades esperando por você no portal Notícias Concursos. Confira os editais previstos e abertos e prepare-se para garantir a sua vaga no setor público.
Perguntas frequentes
- O CNU terá nova edição em 2026?
Ainda não há previsão oficial para uma edição do Concurso Nacional Unificado em 2026. O foco do governo será chamar aprovados e excedentes dos concursos já realizados. - Quem será convocado em 2026 pelo governo?
A expectativa é que sejam convocados os aprovados e excedentes do CNU 2025 e de outros concursos federais em andamento. - O que significa chamar excedentes?
Significa convocar candidatos que não ficaram entre os primeiros colocados, mas que atingiram nota suficiente para serem chamados caso haja novas vagas. - É possível que haja CNU em 2027?
Fica a critério do próximo governo, caso haja autorização e necessidade de novas vagas federais. - Quais são as datas das provas da atual edição do CNU?
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025; prova discursiva: 7 de dezembro de 2025. - Quantas vagas são oferecidas pelo CNU 2025?
São 3.652 vagas em 32 órgãos e áreas distintas do serviço público federal. - Como funciona a distribuição das vagas?
As vagas são divididas em nove blocos temáticos, permitindo inscrição por área de atuação.
Atenção, concurseiro! O concurso da Caixa foi confirmado pelo presidente da instituição, e o edital pode ser publicado a qualquer momento. Confira todos os detalhes no vídeo abaixo:










