De acordo com o Ministério da Cidadania, ao final do mês de junho serão entregues os novos cartões bancários do Auxílio Brasil. Estes substituem os antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos. O ministério informa que a distribuição será realizada a beneficiários de todo o país.
Segundo divulgado, em junho, foram emitidos 3,2 milhões de unidades do cartão do Auxílio Brasil com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo.
Detalhes do cartão do Auxílio Brasil
Com o novo cartão do Auxílio Brasil, o beneficiário poderá realizar compras em débito automático e fazer saque de parte ou de todo o benefício. Os saques são realizados na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o principal objetivo do cartão bancário é modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou realizar saques.
A pasta ainda informa que a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.? Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
É necessário solicitar o cartão?
Não é preciso solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. Este será disponibilizado gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família. Os beneficiários do programa com conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil, terão acesso a alguns serviços bancários gratuitos estes são:
- Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- Até dois saques por mês em bancos 24h;
- Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Deve-se lembrar que não são todos os beneficiários que irão receber o cartão. O Ministério da Cidadania informa que, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
Cadastro da senha do cartão
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Deve-se lembrar que o cartão possui informações importantes, como:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Por fim, os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão do Auxílio Brasil ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas. O acompanhamento pode ser realizado também presencialmente nas agências da Caixa.