O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou em entrevista à rádio CBN que o governo Lula planeja um novo benefício pode simplificar a vida dos motoristas brasileiros. A proposta central é instituir a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os chamados “bons condutores”. A medida busca recompensar aqueles que mantêm um histórico de direção segura e sem infrações, eliminando a necessidade de comparecer periodicamente aos órgãos de trânsito.
Esta iniciativa faz parte de um movimento maior para desburocratizar e baratear os processos relacionados à habilitação no país. Juntamente com a proposta de renovação facilitada, uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que foi aprovada, alterando profundamente as regras para quem deseja obter a primeira carteira de motorista, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a concorrência no setor.
O que muda para o “bom condutor”?
A ideia principal por trás da renovação automática é premiar a responsabilidade no trânsito. Segundo o ministro dos Transportes, um condutor que não acumula pontos na carteira e demonstra um comportamento seguro não precisaria passar pelo processo de renovação padrão a cada vencimento.
Embora os detalhes operacionais da proposta ainda não tenham sido totalmente divulgados, a diretriz é clara: “O condutor que não sofrer pontos, garantir uma presença segura no trânsito, […] vai ter facilidade para renovar”, explicou Renan Filho. Em alguns casos, essa facilidade se traduziria em uma renovação totalmente automática, enquanto em outros, o processo seria consideravelmente simplificado.
Simplificação também na primeira habilitação
Paralelamente à proposta para veteranos, o Contran aprovou recentemente uma resolução que modifica as etapas para obter a primeira habilitação. A mudança é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, abrindo novas possibilidades para os candidatos.
As principais alterações incluem:
- Curso teórico gratuito: O Ministério dos Transportes planeja disponibilizar todo o conteúdo teórico de forma digital e sem custo. Os candidatos que preferirem o método presencial ainda poderão procurar autoescolas credenciadas.
- Redução da carga horária prática: A exigência mínima de aulas práticas de direção deve ser reduzida, passando de 20 para apenas 2 horas.
- Flexibilização das aulas práticas: O treinamento prático poderá ser realizado com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans, em autoescolas tradicionais ou por meio de preparações personalizadas, conforme a necessidade do aluno.
A intenção é que essas medidas tornem o processo para tirar a carteira de motorista até 80% mais barato, além de mais flexível e acessível para a população.
Como funcionará o novo processo para tirar a habilitação?

Imagem: Notícias Concursos
Com a nova resolução, o caminho para se tornar um motorista habilitado será mais direto. O candidato poderá iniciar o processo diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após essa etapa inicial, o percurso segue com os exames médico e psicotécnico, que permanecem obrigatórios.
Em seguida, o candidato pode optar pelo curso teórico online e gratuito ou pelo presencial. Para a parte prática, a escolha entre autoescola, instrutor autônomo ou outra modalidade credenciada oferece maior liberdade. Contudo, é importante destacar que a aprovação nos exames teórico e prático continua sendo um requisito indispensável para a emissão do documento.
O ministro Renan Filho também sinalizou a possibilidade de permitir o uso de veículos automáticos durante o exame de direção, uma medida que poderia simplificar ainda mais o teste para muitos candidatos e refletir a realidade da frota de veículos atual.
Veja mais informações sobre a nova proposta em outros conteúdos do portal Notícias Concursos.
Perguntas frequentes
1. Quem será definido como “bom condutor”?
A definição exata ainda será estabelecida, mas o critério principal mencionado pelo ministro é o condutor que não possui pontos registrados em sua habilitação por infrações de trânsito.
2. As aulas práticas de direção deixarão de ser obrigatórias?
Não. A obrigatoriedade continua, mas a carga horária mínima exigida será reduzida de 20 para 2 horas, com mais opções de onde realizá-las.
3. O exame prático de direção será extinto?
Não. Tanto o exame teórico quanto o prático continuam sendo etapas obrigatórias para a obtenção da carteira de motorista.
4. Onde o curso teórico gratuito será oferecido?
A previsão é que o conteúdo seja disponibilizado online, diretamente em uma plataforma do Ministério dos Transportes.













