O Programa Bolsa do Povo é uma espécie de “guarda-chuva” para vários outros projetos de cunho social do estado de São Paulo. Ele foi criado inicialmente para atender 500 mil cidadãos em situação de vulnerabilidade, mas agora a meta é contemplar até 2 milhões de pessoas.
Veja também: NOVO auxílio de R$ 658 é liberado para 60 mil trabalhadores; veja como receber
A medida foi criada por meio da Lei nº 17.372. Entre as áreas que o programa contempla estão a do trabalho, qualificação profissional, educação, saúde, habilitação e esporte. Tais opções são viabilizadas por meio dos seguintes “subprojetos”:
A mais recente novidade sobre o programa é voltada aos MEIs (Microempreendedor Individual) e desempregados. Os grupos já podem se inscrever no programa para receberem um auxílio no valor de R$ 1 mil.
De modo geral, o governo de São Paulo dará prioridade aos grupos mais vulneráveis, sendo o de famílias de baixa renda, mulheres, pretos, pardos e indígenas, jovens com idade entre 18 e 35 anos e pessoas
Para ter acesso ao benefício do programa, o cidadão interessado deve cumprir os seguintes requisitos:
Para realizar o cadastro, basta acessar o portal do Bolsa do Povo Empreendedor até o dia 3 de janeiro de 2022 e preencher o formulário. A lista com os selecionados será divulgada até o dia 15 de janeiro, através de SMS’s ou e-mail.
Os beneficiários recebem o Cartão bolsa do povo para terem acesso ao benefício. A ferramenta é entregue no endereço indicado pelo cidadão no ato da inscrição. Caso tenha mudado de residência, basta atualizar a informação no portal do Bolsa do Povo.
O site oficial do programa também disponibiliza o desbloqueio do cartão. No entanto, caso o contemplado prefira, pode fazer o procedimento na central de atendimento pelo telefone 0800-7979-800 (os atendimentos são feitos de segunda a sexta, das 8h às 18h), ou via central eletrônica 24h no WhastApp (11) 98714-2645.
“Este cartão será enviado a milhares de pessoas beneficiárias do programa Bolsa do Povo. Entre os benefícios, estão o Vale Gás e o São Paulo Acolhe. Os cartões serão enviados diretamente àquelas pessoas vulneráveis através dos serviços dos Correios. São mais de 2 milhões de pessoas que serão beneficiadas com este cartão do Bolsa do Povo”, afirmou João Doria, governador do estado.