O CEO do aplicativo de mensagens Telegram, Pavel Durov, fez um anúncio na segunda-feira (26/06) passada, informando aos usuários da plataforma, que ela deverá apresentar o recurso Stories, já a partir de julho deste ano. A princípio, ele afirma que a nova função será distinta da existente em outras redes sociais.
Entretanto, com o novo recurso Stories do Telegram, algumas terão ferramentas parecidas com as de outras plataformas. Durov diz que há muitos anos que os usuários do aplicativo de mensagens pedem pela sua implementação. A empresa era contra esse tipo de ferramenta, visto que ela está presente em outros apps.
O CEO do Telegram diz que a função Stories já está presente na grande maioria das redes sociais. Segundo Durov, a empresa decidiu atender à requisição de seus usuários. Sendo assim, ela optou por inovar os formatos já existentes. Dessa maneira, o novo recurso deve chegar a todos agora, no início de julho.
De fato, o recurso de Stories do Telegram se difere de outras ferramentas e redes sociais, em alguns fatores, como por exemplo, o tempo em que a publicação da pessoa fica disponível para outros contatos e perfis do aplicativo de mensagens. Pode-se escolher o tempo em que o conteúdo estará disponível, 12, 24 ou 48 horas.
Stories do Telegram
Além de instituir um tempo em que o conteúdo do usuário ficará disponível no Stories do Telegram, também é possível realizar posts permanentes, que irão ficar sempre no perfil do usuário. Deve-se observar que as outras funções anunciadas pela empresa são parecidas com as do Instagram e de outras plataformas.
Podemos citar, por exemplo, o controle sobre quais contatos podem ver a nova publicação, a ocultação de Stories de alguns usuários, ferramenta de legendas, e suporte para uma câmera dupla. Vale ressaltar que os usuários esperam pelo recurso há muito tempo, e o anúncio da nova ferramenta deixou os brasileiros entusiasmados.
Analogamente, a partir do mês de julho, com o novo recurso Storie do Telegram, ficará mais fácil que os conteúdos postados pelos seus usuários viralizem. Será possível também, aos usuários, compartilhar canais de publicação no Stories, aumentando exponencialmente a divulgação das mídias, e do próprio canal.
Entretanto, com uma divulgação maior do conteúdo do Telegram, aumenta a preocupação de que o recurso possibilite a postagem de Fake News, ou ainda de temas perigosos. O aplicativo já sofreu algumas investigações no Brasil. Isso se deve ao fato de que alguns grupos e canais espalharam desinformação no app.
Críticas ao novo recurso
Alguns usuários do Telegram e de outras redes sociais afirmam que a empresa copiou outro famoso aplicativo de mensagens, o WhatsApp. A ferramenta da plataforma chegou um pouco atrasada, visto que esse tipo de função foi primeiramente disponibilizada pelo Snapchat e ficou conhecida no Instagram.
O recurso Stories já está presente em quase todas as redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que é o grande concorrente do Telegram. Dessa forma, essa é a primeira vez que uma função chega atrasada na plataforma, visto que é o app da Meta quem lança recursos depois de seu rival.
De acordo com Durov, a fixação dos Stories nos perfis dos usuários do Telegram, podem auxiliar os contatos a identificar a pessoa que é dona do perfil. Ele diz que sua equipe não consegue imaginar o seu aplicativo sem esse tipo de funcionalidade. Ela foi requisitada há tempos por todos que utilizam a plataforma de mensagens.
Recurso do Telegram
Ademais, não se sabe ao certo se o recurso de Stories do Telegram será gratuito ou se estará disponível aos usuários do aplicativo de mensagens do plano Premium. Sua liberação ao público será no mês que vem. Em suma, a plataforma é a grande rival do WhatsApp e copiou a nova função do Instagram.
Em conclusão, as fotos e vídeos publicadas no Storie sumirão em um tempo pré-determinado. Mesmo com algumas semelhanças relacionadas ao recurso de seus concorrentes, a nova ferramenta deverá ter a impressão digital do Telegram, ou seja, ela irá se diferenciar de algumas maneiras das redes sociais concorrentes.
Apesar de ter sido uma solicitação de seus usuários, não se sabe se eles irão aderir ao novo recurso. Os balões do Stories irão aparecer no topo da tela do smartphone. Serão ícones pequenos sendo necessário dar um toque em cima deles para que fiquem maiores. Todavia, a nova ferramenta está na fase final de testes.