Sem abrir concurso, INSS deve chamar temporários já em junho, prevê presidente

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, as convocações devem ocorrer já em junho. Próximo edital para efetivos tem uma previsão

O próximo edital de concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sem previsão, podendo ocorrer somente daqui a dois anos, em 2022. Enquanto o edital INSS não sai, a autarquia realiza o seu processo seletivo com 8.230 vagas para ex-servidores e militares da reserva.

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, as convocações devem ocorrer já em junho. No último domingo, 24 de maio, o presidente falou, em entrevista ao Jornal Extra, sobre o certame.

“Temos dois grupos. O grupo de aposentados do INSS, que vão trabalhar na análise de benefícios de seus domicílios. Assim que acabar o processo, eles vão fazer curso à distância para se atualizarem em relação à legislação e aos nossos sistemas. Terminado esse curso, já começarão a trabalhar, porque não vão trabalhar presencialmente”, disse.

“Eu ainda não tenho como dizer o cronograma, porque não temos previsão de quando as agências vão reabrir. Mas acredito que eles serão empossados assim que houver a reabertura das agências, o que deve ocorrer em algum momento de junho”, disse o presidente do INSS.

A seleção

As vagas liberadas estão distribuídas em grupos e atuação no próprio Instituto ou demais órgãos que são vinculados ao INSS.

As oportunidades estão divididas em grupos e atuação no próprio INSS ou demais órgãos vinculados. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher o grupo a qual deseja concorrer.

Como já era de se esperar, o maior quantitativo de vagas é para atendimento aos segurados e apoio administrativo. Foram 7.400 vagas abertas para todos os aposentados e militares no posto máximo de segundo sargento.

Segundo o edital, o concurso é para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O edital de seleção foi autorizado no dia 28 de abril.

Como fica o concurso para efetivos?

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão pretende concluir em aproximadamente um ano o dimensionamento e planejamento de Recursos Humanos da autarquia.

Sendo assim, um novo concurso público do INSS 2020 poderá ser programado para ocorrer a partir de 2022. As informações foram passadas ao site “Folha Dirigida”.

No dia 31 de maio encerra o prazo para os órgãos que fazem parte do Poder Executivo Federal enviarem pedidos de concurso para 2021 ao Ministério da Economia, pasta que tem responsabilidade de analisar e dar autorização aos concursos públicos da esfera federal.

O último pedido de concurso feito pelo INSS foi no ano passado, quando solicitou um novo concurso para mais de 7 mil vagas.  Para este ano, o órgão entende que diante da força-tarefa que está sendo feita pelo Governo Federal, com a contratação dos temporários, e de toda a reestruturação do serviço na autarquia, optou por avaliar “a promoção de um novo concurso público somente em maio de 2021”, período em que vão encerrar os atuais contratos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.