Roraima: Mais de 700 profissionais da educação testam positivo para coronavírus

O programa de testagem faz parte do protocolo para o retorno das aulas presenciais no Estado

O governo estadual de Roraima promoveu a testagem em massa em profissionais da Educação. Como resultado: 733 casos positivos para coronavírus. A informação se deu no portal G1 na noite desta terça-feira (8).

O programa de testes compõe o planejamento para retorno das aulas presenciais. Ao todo, realizaram-se 4.218 testes em mais de 50 escolas localizadas na capital Boa Vista.

Os grupos de profissionais do serviço público realizaram os testes em três dias. No primeiro dia, 663 servidores administrativos. No segundo dia, 1.930 servidores de 33 escolas, entre professores e demais atuantes da área da educação da rede estadual. E terceiro,.625 servidores de colégios militarizados.

“Estes dados incluem profissionais da área da educação e familiares, que também foram atendidos na ação”, disse o governo de Roraima em comunicado.

Leia mais – 72% dos brasileiros apoiam volta às aulas só depois da vacina contra Covid-19, segundo Ibope

Medida para tranquilizar professores e demais servidores

De acordo com o governador Antonio Denarium (sem partido) a testagem tem como intuito “tranquilizar os servidores”. A ideia seria de mostrar a eles que não estão contaminados ou “que não tem risco se serem contaminados”.

“Começamos o trabalho pela Secretaria de Educação, porque já estamos fazendo um planejamento para um possível retorno das aulas. Futuramente, os alunos também vão passar pela testagem”, disse Denarium.

Apesar da afirmação do governo, a Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer) se manifestou contra uma possível volta às aulas presenciais. Além disso, rechaçou a possibilidade do ensino remoto como alternativa para dar continuidade ao ano letivo de 2020.

“Cerca de 11% dos estudantes da capital e 5% dos demais municípios e interior não foram alcançados [pelas aulas remotas]. Isso mostra o quanto excludente e não-funcional é o ensino remoto”, diz trecho de nota divulgada pela Assoer.

O governo de Roraima suspendeu as aulas a distância durante o mês de setembro por conta das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus no estado.

Testes em alunos

De acordo com o governo, cerca de 75 mil alunos devem passar por testagem em massa. Não há previsão de data para a ação.

Desde o mês de março as aulas presenciais ocorrem por meio da educação remota. Apesar dos testes realizados não existe um calendário oficial para que as escolas reabram.

Os testes em massa nos moradores do interior iniciaram nesta terça-feira (8).


Leia também: OCDE: Brasil está entre países com escolas fechadas por mais tempo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.