Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: Saiba como receber o valor de R$ 998 de aposentadoria sem ter contribuído

Confira

Quem tem direito a este benefício são pessoas com mais de 65 anos de idade ou, de qualquer idade, se tiverem alguma incapacidade de longa duração.

Além da idade ou da incapacidade, o interessado ao benefício tem que provar também que a família não tem condições de manter este idoso ou esta pessoa com deficiência, que pode ser de natureza mental, física, intelectual ou sensorial.

Veja algumas dúvidas respondidas logo abaixo.

É como se fosse uma aposentadoria?

Exatamente isso, mas é um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) conhecido como BPC – Benefício de Prestação Continuada.

A diferença é que as aposentadorias e pensões têm o décimo terceiro e o BPC não tem.

Como o INSS avalia se a pessoa é de uma família de baixa renda?

A avaliação é feita por meio de um assistente social. Por isso, é necessário que o interessado leve no INSS, no dia do protocolo do pedido, um estudo social feito por um assistente social.

Como conseguir um estudo social?

Basta procurar um assistente social no CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social.

Toda cidade tem pelo menos um CRAS (encontre o CRAS da sua cidade).

A família deve estar inscrita e atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS.

Em quais situações o INSS pode negar o pagamento deste benefício?

Em apenas três situações. Quando a pessoa não tem a idade mínima, quando não prova a incapacidade ou quando entende que a família não é de baixa renda.

E o que fazer quando o interessado não conseguir o benefício?

Se a negativa for por que não ficou comprovada a incapacidade, deve-se questionar a perícia feita pela Previdência Social.

Se for negado por causa da renda familiar, deve-se ter o cuidado de apontar todas as despesas que a família tem com a pessoa deficiente ou idosa, por que nem sempre o INSS não leva isso em consideração.

Depois que o benefício começa a ser pago, ele pode ser cessado?

Sempre quando há mudança em um dos requisitos que deu origem ao pagamento.

O INSS tem um órgão chamado COINP – Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária que fica procurando pelo em ovo para cancelar benefícios.

Eu vi um caso que a pessoa estava viajando para o exterior e teve o benefício cortado. Tinha um que tinha uma caminhonete no nome dele. Em outro caso o filho abriu uma firma no nome da mãe e ela perdeu o benefício. Existem fraudes, mas também tem muita gente inocente.

As redes sociais podem servir de prova para que esses benefícios sejam cortados?

Muitas vezes colocamos algo que não somos no Facebook, no Instagram, enfim, na internet. E isso pode servir para o INSS fazer prova contra você mesmo. E depois, a pessoa pode não conseguir provar que focinho de porco não é tomada. E aí pode ficar sem o benefício.

Quer oportunidades de Emprego? Clique Aqui
Oportunidades de Estágio? Clique Aqui

Leia Também:

brasil 123  
14 Comentários
  1. Sandra Billy Diz

    eu era casada com meu marido George Morgan, eu o amo tanto que estamos casados ​​há 5 anos com dois filhos. quando ele foi de férias para a Flórida, ele quis dizer uma mulher chamada Clara, ele me disse que não estava mais interessado no casamento. eu estava tão confusa e procurando ajuda, que não sei o que fazer até conhecer minha amiga, Miss Mercy, e lhe contar sobre o meu problema. Ela me disse para não me preocupar com o fato de ter um problema semelhante antes e me apresentar a um homem chamado Dr. Wealthy, que lançou um feitiço sobre seu ex e o trouxe de volta para ela depois das 24 horas. contatei-o para me ajudar a trazer de volta meu marido e ele me pediu para não me preocupar com o fato de os deuses de seus antepassados ​​lutarem por mim. Ele me disse que 24 horas ele voltará a unir a mim e a meu marido. Depois de 24 horas, meu marido ligou e me disse que voltaria para procurar coisas comigo. Fiquei surpresa quando o vi e ele começou a chorar por perdão. No momento, sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande lançador de feitiços fez por mim e pelo meu marido. Você pode entrar em contato com ele: [email protected] ou whatsapp ele +2348105150446

  2. xande Diz

    tem a lei que dis que tem direito mais vai tentar o beneficio arrasta por ano e quando sai nao paga nada e so em rola .

    1. Izabel aragao Diz

      Meu filho precisa aposentar! No governo anterior foi julgado improcedente, acontece que o mesmo está com sequela de sepse e é amputado no membro inferior esquerdo!
      Apresenta quadros de deficiência mental!
      Atualmente ele vive da caridade humana!
      A quem recorrer?
      Eu sou mãe dele mas tenho um salario minimo como beneficio alimento do meu ex marido!

      1. Izabel aragao Diz

        Quem poderá me ajudar ele a pegar o loas??

  3. Nelsondasilvapinto Diz

    Meu irmão tem 78 anos e mora comigo e recebe o benefício loas ou bpc eu não trabalhava só fazia busca porém em desse ano eu me aposentei com o benefício de um salário mínimo eu tenho 65 anos e dependemos muito desse benefício a pergunta que faço é o meu irmão vai perder o benefício eu não posso fazer mais esses biscates pois ele está totalmente dependente da minha atenção

  4. Vânia Diz

    Minha sogra recebi esse benefício do BPC ELA ficou viúva faz pouco tempo é seu esposo era aposentado ela fica recebendo os dois.

  5. DINALVA APARECIDA ROCHA Diz

    Com as novas regras da previdência, apesar do BPC não fazer parte desta, exceto por razões administrativas, o cidadão que almeja o benefício terá que agendar seu atendimento pelo 135 . Não existe mais a intervenção do Assistente social, a não ser para fins de orientações.

  6. [email protected] Diz

    Isso não é aposentadoria, é um benefício da assistência social, ou seja, não é vitalício e é revisto a cada 2 anos. A renda per capita para concessão do benefício é de 1/4 do salário mínimo. O enunciado da matéria está errado.

    1. Brigida Diz

      Não é aposentadoria!
      Muito menos ajuda!

      Como nome já diz é um Benefício, é direito!

    2. Edu Diz

      Perfeito 👏👏

  7. Maria da Silva Ferreira Diz

    Meu marido faleceu dia 17 de agosto, quanto tempo demora para sair a pensão por morte.

  8. Donizetti Silva Andrade Diz

    Como fazer pra Receber esse certificado

    1. Meg Diz

      Por isto Tb é que a previdência está quebrada. Não bastasse o marido da Gleizi roubar a previdência, agora quem não contribuiu nunca, recebe?

      1. Edson Diz

        Realmente, isto que eu estava notando. Não tem previdência que aguente. Sem contribuição a previdência não se sustenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?