Você estuda muito e, ainda assim, sente que nem sempre está aprendendo de verdade? Talvez isso tenha relação com a forma que você está encarando o aprendizado.
Em um mercado de trabalho cada vez mais disruptivo, precisamos entender que tipos de técnicas se adequam à nossa realidade e necessidade. A partir daí, podemos direcionar nossos esforços para aprender o que de fato vai fazer diferença na nossa atuação.
Pensando nisso, a especialista em carreira e processos empresariais Andreza Silva, na companhia da palestrante e professora Mariana Mendes, lançou o e-book “Reaprender: a competência essencial da nova era”.
Com leitura fácil e acessível sobre as tendências para o mercado de trabalho, o livro destaca as mudanças do cenário pandêmico e digital. Além disso, mostra estratégias de como customizar ferramentas de aprendizado que tragam resultados rápidos e reais.
A obra aborda um compilado de técnicas e conhecimentos validados durante anos, em ações educativas presenciais e remotas, que impactaram mais de sete mil pessoas em diversas instituições de ensino e empresas. Essas ações são pautadas em metodologias ativas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional a fim de atender as demandas de um cenário disruptivo.
Com temas como hard e soft skills, multipotencialidades e aprendizagem autônoma, as especialistas apresentam possibilidades de se manter competitivo e construir espaço no escasso mercado que vivenciamos hoje.
Estilos de aprendizagem
Aprendizagem auditiva
Alunos auditivos aprendem melhor quando as informações são apresentadas em um formato de linguagem auditiva.
Você parece aprender melhor em aulas que enfatizam as palestras dos professores e as discussões nas aulas? Ouvir áudio books, aulas gravadas em áudio ou então em podcasts ajuda você a aprender melhor? Se pega lendo em voz alta ou falando coisas para obter um melhor entendimento? Então pode apostar que você é um aprendiz auditivo.
Aprendizagem visual
Os alunos visuais aprendem melhor quando as informações são apresentadas em um formato de linguagem escrita ou em outro formato visual, como imagens ou diagramas.
Você se sai melhor em aulas em que os professores escrevem muito na lousa, quando há apostilas claras, slides, vídeos, filmes, assim como imagens? Tenta se lembrar de informações criando desenhos ou símbolos? Você faz anotações escritas detalhadas em seus livros e na aula? Então esse é o seu estilo.
Estilo de aprendizagem tátil
Alunos táteis / cinestésicos aprendem melhor em ambientes de aprendizagem prática em que podem manipular fisicamente algo para aprender sobre isso.
Você aprende melhor quando pode se mover e lidar com as coisas? Se sai bem em aulas nas quais há estudo de campo ou uma aula prática? Então você é adepta desse modelo de aprendizagem.
E então, gostou de conhecer a novidade?
Não deixe de ler também outro artigo interessante: Leitura em voz alta pode ajudar a aprender mais rápido, dizem pesquisas