Cresce o número de adeptos das técnicas alternativas que prometem aliviar dores

A medicina alterativa, também conhecida como alopatia, reúne conhecimentos milenares e culturais, que visam tratar disfunções físicas, mentais, emocionais e até espirituais.

Sem cirurgias, cortes ou drogas, estas técnicas vêm atraindo cada vez mais adeptos, mesmo que ainda não haja comprovação científica para tais abordagens.

Além disso, com a variedade das intervenções, que podem envolver desde toques, produtos herbários, botânicos e técnicas de respiração, a alopatia pode propiciar tratamentos extremamente diferentes, que prometem aliviar dores, tensões e até doenças consideradas crônicas.

Entre as principais modalidades da medicina alternativa, a homeopatia, aromaterapia e acupressão envolvem diferentes princípios de ação e formas de acesso, garantindo possibilidades diversas para cura de inúmeros males.

Homeopatia

A Homeopatia faz uso de substâncias de origem vegetal ou mineral de forma diluída, visto que o organismo responde a qualquer estímulo, mesmo que ele seja micro.

A substância que promove o realinhamento celular ou enérgico do paciente, geralmente é a mesma encontrada de forma natural de um organismo saudável, já que esta terapia fundamenta-se no princípio, que qualquer desiquilíbrio pode ser restaurado com o poder da própria natureza.

O tratamento através da homeopatia pode abordar diversos diagnósticos. A ansiedade, sem dúvidas, é uma das enfermidades mais tratadas pela homeopatia, que pode ser usada, inclusive em bebês e animais.

Muitos pacientes com câncer também recorrem aos tratamentos homeopatas como complemento da medicina convencional, a fim de que as tensões do tratamento sejam aliviadas com o reequilíbrio proposto pela homeopatia.

Aromaterapia

Óleos, incensos e até velas são utilizados nesta técnica alternativa, que visa através do aroma curar disfunções orgânicas e até doenças psicológicas.

Os aromas devem ser extraídos da natureza para surtirem as reações desejadas, tais como de plantas, raízes, ervas, sementes e madeiras.

As partículas liberadas por cada essência podem estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, asma, insônia e até fortalecer a imunização.

Os óleos essenciais da aromaterapia podem ser utilizados de diversas formas, desde a inalação, como também, durante técnicas de massagem, banho, vaporização e spray.

Cada essência resulta em um estímulo específico, como por exemplo, a lavanda, que é indicada para casos de estresse emocional, dor de cabeça e problemas respiratórios.

Acupressão

Para quem sofre de constantes dores de cabeça, esta técnica alternativa pode ser a ideal, visto que os resultados surgem em poucos minutos.

A Acupressão, nada mais é do que a pressão em determinados pontos do corpo ou massagem, que gera reflexos instantâneos ao cérebro, aliviando assim a dor.

Outra vantagem desta técnica, é que ela pode ser feita em casa, sem auxílio profissional, basta apenas estudar quais os seis pontos de reflexão, a fim de abordá-los de forma correta.

Um destes pontos é denominado como He Gu, sendo localizado entre o dedo polegar e indicador. A pressão nesta região usando os dedos da outra mão como uma “pinça”, durante aproximadamente três minutos, ajuda amenizar as tensões dos músculos e principalmente, a dor de cabeça.

 

Outras terapias como o shiatsu, fitoterapia, acupuntura e reflexologia também são comumente usadas o Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.