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Concurso Polícia Civil é AUTORIZADO com 1.300 vagas! Até R$20mil!

Cresce a expectativa de realização do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Concurso PC RS 2017). Foi divulgado no Diário Oficial do Estado do dia 22 de novembro, o extrato de contrato com a organizadora do certame, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC (veja abaixo).

A empresa atuará na organização dos serviços técnicos especializados de organização, planejamento e realização das inscrições e das fases de capacitação intelectual e de avaliação da aptidão psicológica e psiquiátrica do concurso da Polícia Civil/RS. O certame foi autorizado desde o dia 04 de julho pelo governador do estado, José Ivo Sartori. De acordo com o gestor, serão oferecidas nada menos que 1.300 vagas, sendo 1.200 para Escrivão e Inspetor, e 100 para Delegado. Segundo Sartori, o concurso PC/RS 2017 foi possível a partir da margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como o Projeto de Lei Complementar 243/16.

O Concurso Concurso Polícia Civil PC RS 2017

Para concorrer a uma das vagas de Agente – Inspetor será necessário ensino superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O salário inicial será de R$ 6.366,80 (valor correspondente ao ano de 2018). O cargo tem missão de realizar realizar diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; efetuar prisões, buscas e apreensões; cumprir mandados; colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial; elaborar relatórios de investigação; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais; e executar tarefas administrativas.

Já o cargo de Delegado requer graduação em direito até a data de encerramento das inscrições, devendo comprovar por ocasião da matrícula no Curso de Formação Profissional e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O salário inicial é de R$ 20.353,06 (valor correspondente ao ano de 2018).

Sobre os cargos do concurso PC RS 2017/2018

São atribuições do Escrivão de Polícia, entre outras previstas em Lei: escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários de delegacias; lavrar e expedir certidões; lavrar autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento; lavrar termos de declarações, de ocorrência, de fianças, de compromisso e de representação; recolher fianças, nos termos da legislação; exarar boletins estatísticos; atualizar arquivos e bancos de dados; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; participar de diligências externas, realizando prisões e intimações; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais; executar tarefas administrativas.

São atribuições do Inspetor de Polícia, entre outras previstas em Lei: realizar diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; efetuar prisões, buscas e apreensões; cumprir mandados; colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial; elaborar relatórios de investigação; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais; executar tarefas administrativas.

O que estudar para o concurso PC RS 2017/2018?

A prova do último concurso dos cargos de Escrivão e Inspetor consistiam em 30 questões de língua portuguesa, 50 de conhecimentos específicos e redação. A pontuação máxima foi de 100 pontos.

Para passar os candidatos precisaram acertar no mínimo 18 questões de língua portuguesa e 48 no total. A redação, que valia 20 pontos, tinha nota mínima de 12.

Concurso Polícia Civil RS

 

Último Concurso PC RS

O último concurso da Polícia Civil/RS aconteceu em 2014, quando contou com 700 vagas para os cargos de Escrivão (350) e Inspetor (350). Os inscritos foram avaliados por prova de capacitação intelectual, prova de capacitação física, exames de saúde, avaliação da aptidão psicológica e curso de formação.

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Já para o cargo de delegado, o último concurso aconteceu em 2009. O concurso foi composto de prova de capacitação intelectual (prova objetiva preambular, discursiva e oral); prova de capacitação física; exames de saúde; avaliação de aptidão psicológica; sindicância da vida pregressa; e curso de formação profissional. O edital contou com 27 vagas.

Para ser considerado aprovado, o candidato precisou acertar no mínimo 18 questões de língua portuguesa e 48 no total. A redação, que tinha valor de 20 pontos, tinha nota mínima de 12.

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