Como identificar as habilidades de estudo

É fácil dizer que as habilidades de estudo são importantes, entretanto, é difícil identificar o que realmente são.

Talvez seja porque raramente são ensinadas na escola, em um cursinho ou na faculdade, por exemplo. E por isso que o estudo realizado em casa muitas vezes se mostra tão estressantes para os estudantes.

Afinal, ter um parâmetro para seguir tende a ajudar muito no aprendizado para qualquer meta. Quem estuda para concurso, vestibular, Enem ou então outra prova se beneficia bastante quando se apega a uma habilidade desenvolvida.

A prática leva à perfeição

Pense nas habilidades de estudo como uma ferramenta que você usa para realizar um trabalho da maneira mais eficiente possível.

Se você estivesse varrendo o chão, por exemplo, não arrastaria a vassoura atrás de você – varrer é mais eficaz quando você usa a técnica adequada de varrer para frente e para trás.

Ou seja, executar uma tarefa usando as habilidades certas torna tudo mais fácil.

A boa notícia é que, como qualquer habilidade, como andar de bicicleta, empinar pipa ou então varrer o chão conforme citado, as que usamos para o estudo se tornam mais fáceis com a prática. Isto é, quanto mais os estudantes aplicam, mais se acostumam com elas, as tornando um hábito.

Dicas para desenvolver habilidades de estudo

Não tem ideia de onde começar para identificar suas habilidades de estudo? Então veja só as dicas que selecionamos para lhe ajudar nessa missão.

Use uma agenda

Há muito em que pensar em um dia e a memória é imperfeita. É por isso que escrever as tarefas em uma agenda é tão importante.

Crie um estúdio de estudo

Mantenha todos os materiais de lição de casa e material de aprendizagem em uma área da casa para facilitar a entrada na rotina.

Faça anotações de estudo manuscritas

Escrever anotações à mão durante o estudo ativa muitas áreas diferentes do cérebro, o que ajuda a aumentar a retenção e a memória.

Use cores

O cérebro é mais capaz de lembrar informações que são diferentes do resto. O realce pode ser útil para chamar a atenção para informações nas quais focar.

Escolha a hora certa para estudar

À noite ou de dia, os alunos podem se preparar para o sucesso no estudo estudando durante o período do dia em que estão mais alertas.

Gerencie o tempo com eficácia

Seja em uma agenda ou em um aplicativo, seguir um cronograma de estudos ajuda os alunos a usar o tempo com sabedoria, evitar procrastinação e abarrotamento e cumprir prazos.

Dicas de aplicativos para organizar seu tempo de estudo

Divida suas atividades

Tarefas grandes e que prometem durar vários dias parecem bem assustadoras. Dividir grandes projetos em atividades menores e especificá-las em uma agenda faz com que algo grande pareça muito mais gerenciável.

Parafraseie

Parafrasear significa simplesmente colocar as coisas em suas próprias palavras. Expressar um conceito ou ideia usando suas próprias palavras ajuda os alunos a compreender melhor os conceitos ou ideias.

Habilidades de estudo são uma coleção de técnicas de aprendizagem usadas em conjunto para facilitar a preparação para um teste. Não resta dúvidas de que elas ajudam os alunos a se tornarem mais organizados em todas as áreas de sua educação.

Esperamos que tenha gostado do artigo, até uma próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.