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Agências Fechadas! INSS prorroga atendimento online até o dia 19 de junho

Agora, agências do INSS de todo o país vão ficar fechadas. Atendimento será feito remotamente

Foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 22 de maio, a Portaria que prorroga o atendimento remoto nas agências da Previdência Social aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 19 de junho.

De acordo com informações da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, a medida “visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.

Portanto, a realização de perícias médicas segue suspensa. Sendo assim, a análise dos requerimentos de benefícios segue sendo feita online. Os atestados médicos devem ser enviados pelo “Meu INSS” (por meio do site ou pelo aplicativo para celular).

Durante este período, os segurados estarão dispensados da perícia médica presencial.  Por esse motivo, o INSS começou já começou receber atestados médicos dos segurados em formato digital por meio do portal Meu INSS pelo site ou aplicativo para celular.

A pessoa que usar a plataforma para encaminhar o documento e solicitar o auxílio-doença receberá automaticamente uma antecipação de R$ 1.045, após o atestado ser validado pela perícia médica do órgão.

Saiba como pedir

Depois de entrar no Meu INSS, selecione a opção “Agendar Perícia”. Quem ainda não possuir senha, precisa se cadastrar para poder fazer o login.

Depois de fazer o login, basta fazer o seguinte:

  • Clique em “Agendar Perícia”
  • Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”
  • Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar
  • Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”
  • Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”
  • Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”
  • Siga os passos seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.
  • Em caso de dúvidas, confira o passo a passo disponibilizado pelo INSS.

Meu INSS

Pelo menos 90 dos 96 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser feitos sem sair de casa, através do telefone 135, aplicativo e site Meu INSS.

Além disso, outros serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e Validação do Facultativo de Baixa Renda também passam a ser realizados sem necessidade de o cidadão sair de sua casa.

Agora, com os serviços automatizados,  não será necessário falar com um atendente, na maioria dos casos. A medida tem objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.

A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil. Com a completa digitalização dos seus serviços, o INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais. Apenas aqueles que exigem a presença do segurado continuam presenciais, como perícia médica e prova de vida.

Confira abaixo a lista dos 90 serviços agora disponíveis pelo Meu INSS e telefone 135:

  1. Aposentadoria por Idade Urbana
  2. Salário Maternidade Urbano
  3. Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018
  4. Agendamentos e Consultas de pedidos
  5. Extrato Previdenciário (CNIS)
  6. Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
  7. Extrato de Empréstimo Consignado
  8. Extrato para Imposto de Renda (IR)
  9. Carta de Concessão do Benefício
  10. Agendamento de Perícia Médica
  11. Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
  12. Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
  13. Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
  14. Alterar dados Básicos de Contato
  15. Resultado da Perícia Médica
  16. Recurso
  17. Recurso de Benefício por Incapacidade
  18. Revisão
  19. Cópia de Processo
  20. Recurso – Seguro Defeso
  21. Cessação de Benefício por Óbito
  22. Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
  23. Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  24. Alteração de Forma de Pagamento
  25. Reativar Benefício
  26. Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
  27. Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário
  28. Desistência de Benefício
  29. Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
  30. Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
  31. Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
  32. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  33. Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  34. Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
  35. Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
  36. Cadastrar ou Renovar Procuração
  37. Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
  38. Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  39. Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf
  40. Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts
  41. Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário
  42. Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado
  43. Cadastrar Pensão Alimentícia
  44. Aposentadoria por Idade Rural
  45. Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  46. Auxílio-Reclusão Rural
  47. Auxílio-Reclusão Urbano
  48. Benefício Assistencial ao Idoso
  49. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência
  50. Certidão de Tempo de Contribuição
  51. Pecúlio
  52. Pensão por Morte Rural
  53. Pensão por Morte Urbana.
  54. Salário Maternidade Rural
  55. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
  56. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
  57. Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  58. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia
  59. Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
  60. Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)
  61. Calculadora da Aposentadoria por Idade
  62. Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  63. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural
  64. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana
  65. Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  66. Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida
  67. Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
  68. Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda
  69. Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante
  70. Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
  71. Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
  72. Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante
  73. Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural
  74. Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana
  75. Acordo Internacional – Reativação de Benefício
  76. Acordo Internacional – Recurso
  77. Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso
  78. Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário
  79. Acordo Internacional – Revisão
  80. Acordo Internacional – Salário-Maternidade
  81. Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção
  82. Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps
  83. Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente
  84. Inscrição Junto À Previdência Social
  85. Marcação ou Remarcação de Perícia Médica
  86. Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
  87. Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
  88. Seguro Defeso – Pescador Artesanal
  89. Validação Facultativo Baixa Renda
  90. Atualização de Dados Cadastrais.

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25 Comentários
  1. Viviane Diz

    A minha mãe está aguardando a quase 2 anos, a aposentadoria e não tem nada no site e no 135 ninguém atende!!

  2. Roberto Diz

    O app estes dias não está funcionando. Diz que não tem nenhum requerimento aberto e pede pra ligar no 135. Estou monitorando o pedido de pensão por morte que foi solicitado para minha mãe já tem um mês. Antes aparecia em análise. Hj não aparece nada, ou da erro ou diz que não existe nenhum requerimento.

  3. Jorge Alexandre Diz

    Estou na mesma situação que todos acima.
    Tentei dar entrada desde o dia 18/03/2020 e disseram que tinha um REQUERIMENTO EM ABERTO.
    Fiz reclamação na ouvidoria.
    Fiz pedido de Auxílio Doença Emergencial.
    Fiz Acerto para Marcação de Perícia médica.
    Tenho todos os protocolos de atendimento afora os que nem anotei .ligo pro 135 .e nada.
    Contribui certinho todos os meses e quando mais precisa é esse descaso.
    Só manda AGUARDAR. AGUARDAR.AGUARDAR.
    SENHOR TEM QUE AGUARDAR …..
    Já estou desesperado três meses sem pagamento.
    Só JESUS pra ter misericórdia da gente.

    1. Maria Aparecida De Castro Arantes Diz

      Só da análise ,e como fica as contas. É só correndo juros

  4. Giovani Diz

    Eu também estou a mais de 2 meses e até agora nada, enviei todos os documentos, mas só fica em análise.

  5. Pedro Reis Diz

    <esperando o recurso desde 30 julho 2019 da minha aposentadoria com essa escases de trabalho complicou tudo

  6. Anselmo Diz

    Corrigindo sofri acidente em fevereiro

  7. Anselmo Diz

    Eu marquei perícia sofri acidente em janeiro e dei entrada no benefício foi marcado perícia pra maio e em 10 de abril enviei e anexei o atestado de 4 meses de afastamento porém no dia 19 de maio só me informaram que fui aprovado e no dia 22 de maio fui informado que o benefício foi cessado e só vou receber 1 parcela referente ao mês de abril e que deveria fazer a prorrogação do benefício antes de ser cessado mas fui informado no dia 19/5 e o benefício venceu no dia 9/5 agora tenho que dar entrada de novo em um novo benefício e aguardar novamente. Na realidade isso parece ser uma manobra pois se aprovado deveria receber os 3 meses pelo que foi informado pelos meios de comunicação e site do governo liguei no 135 e me disseram que temos que eles estão pagando somente 1 mês e depois tem que ser feita a prorrogação obeneficio agora estou em análise de novo até não sei quando

    1. Rosângela Ferreira da Silva Bueno Diz

      Tbm estou nessa situação,70 dias sem trabalhar após cirurgia, sem receber nada , sempre em análise!!!

      1. Rosemeire Silva Diz

        Vivemos em um pais aonde nossos direitois nào vale de nada, na hora de descontar e rápido , quando precisamos ficamos jogados , uma grande falta de respeito
        Estou indignada como o Inss tratra seus segurados , perdi meu beneficio e tive que esperar por 30 dias para solicitar novo pedido
        Frustante

    2. Leandro B Diz

      O meu ocorreu a mesma coisa entrei com o auxílio doença dia 16/03 e tinha perícia dia 22/03 mais por conta do fechamento do INSS tive q enviar os documentos pelo site porém somente no dia 19/05 me liberaram 1 parcela de 1.045 e depois deu como cessado liguei no INSS e disseram q era pra realizar outro requerimento porém meu atestado venceu no dia 16/05 e mesmo assim qnd liga no 135 eles dizem q tem q esperar a perícia um absurdo pois todo esses dias parado e recebo somente isso,somos obrigados a pagar esse órgão e quando precisamos é isso que ouvimos? Tem que aguardar! Temos que levar essas reclamações a alguma mídia pra temos uma solução pois tem muita gente sem trabalhar querendo voltar como é o meu caso e quando a gente liga na porcaria do 135 eles só dizem que é pra aguardar.

  8. Marcos Diz

    Boa noite!!vamos ter fé que iremos sai dessa.

  9. Debora Diz

    E os pedidos de prorrogação q foi liberado automaticos continua ativos até o INSS volta a fazer perícia?

    1. OZANA DA Conceição Almeida Diz

      eu liguei no 135 eles me falaram que era pra fazer pelo meu INSS daí eu dei entrada no dia 27/04/2020 e até agora nada todo dia eu olho e nada sempre está em análise não aguento trabalhar pois estou com um problema gravíssimo de coluna meu nervo ciático está muito em flamado pois vou operar estou na lista de espera aguardando a a cirurgia sai pois já nem consigo nem anda e nem ficar muito em pé muitas dores na real gostaria de está Boa para mim trabalha e ganhar meu próprio dinheiro porque vou te fala e lamentável depende do INSS ????

  10. Vera Diz

    Eu sou contribuinte individual (informal) e fiz uma cirurgia de vesícula dia 13/05/2020 estou em recuperação não posso trabalhar. Tenho o aplicativo e senha do meu INSS no celular e desde então entrei no site e já fiz três pedidos de auxílio doença anexando o atestado médico, inclusive hoje. E todo dia estou olhando, mas não aparece nem pedido, e daí como fica?

  11. Bruno Mendonça de Almeida Diz

    Poxa eu estou desde 16 de Março pedido o auxílio acidente e nada

  12. Dany Diz

    Pois é desde que foi infornado pela mídia em 13/04/20 enviei e anexei o atestado. Isto porque ja fazia 1 mês que tinha agendado a perícia antes da quarentena ainda e nesta já faz 1 mes que anexei este docto tenho o comprovante e até agora olho todos os dias e continua em análise e ligo também no 135. Mas a única coisa que eles sabem é que tenho de aguardar até quando ninguém sabe.Ja estou em desespero pois quem se afasta não recebe nem da empresa e agora também nada do INSS,também nao vejo a mídia dizendo ou fazendo nada para nos ajudar.Grata
    Eliane

    1. Luciana Trajano Diz

      Tô nessa mesma situação. Muito triste.

    2. Maria Diz

      Dei entrada no INSS tem 15 dias e nada. Verifico todos os dias e continua em análise, sendo assim sem poder voltar para o trabalho e sem pagamento tanto da empresa quanto do INSS.

    3. Marcos Diz

      Boa noite!!vamos ter fé que iremos sai dessa.

      1. Francimar Alves Pereira Diz

        Todos os pedidos dão indeferido.
        Se presencial já indeferem, online estão pior.

    4. Rogério Diz

      Meu pedido 12/04 auxílio doença e continua em análise…afastado do trabalho desde 29/02

  13. Michel Diz

    Se presencial já é um DEUS nos acuda, imagine pelo aplicativo!!

    1. Amélia Diz

      Sou procuradora da minha mãe como faço pra renovar ela,sendo q eu tinha q comparecer no inss 30 dias antes de ela (procuração)perda a validade que seria agora dia 25.05.2020.e agora q o inss tá fechado e não tá tendo atendimento na casa família pra mim pôde pegar o laudo médico dela pra comprovar q ela minha mãe não tem condições por motivos de saúde de comparecer ao inss.como eu faço e se ela vai perder o benefício

    2. Cristiane Diz

      Estou a 4 meses esperando a resposta do análise por pensão por morte urbana e até agora nada, não sei mais o que fazer e a quem recorrer.

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