Bolsa Família NÃO será pago em abril?

NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 devem SE PREOCUPAR? Bolsa Família NÃO será pago em abril? Saiba o que está ACONTECENDO HOJE (10)

A iniciativa de fazer o “pente-fino” objetiva a verificação e atualização dos dados dos núcleos familiares inscritos no CadÚnico

O CadÚnico (Cadastro Único) nada mais é do que um instrumento que o governo usa para mapear todas as informações dos núcleos familiares que estão na situação de vulnerabilidade econômica e social, e oferecer benefícios, como o Bolsa Família.

Contudo, para se ter direito a tais auxílios, um dos critérios principais é estar devidamente inscrito no CadÚnico. Mas, não basta só a inscrição. É necessário que o cadastro esteja atualizado. Por isso, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social da Família e do Combate à Fome) implementou a revisão e a averiguação cadastral do programa social.

Regularização para o Bolsa Família

A iniciativa de fazer o “pente-fino” objetiva a verificação e atualização dos dados dos núcleos familiares inscritos no CadÚnico. Essa é uma maneira de identificar quais são as necessidades dos beneficiários, assim como identificar as possíveis fraudes e inconsistências.

Mas, afinal, quais são aqueles que precisam regularizar os cadastros no CadÚnico para não ter o Bolsa Família interrompido? Bom, o processo de qualificação cadastral inclui duas situações: averiguação cadastral e revisão cadastral.

A averiguação investiga os dados do núcleo familiar que apresentar irregularidades, por exemplo, inconsistência nos dados acerca da composição familiar, do vínculo empregatício etc. Já a revisão é uma maneira de verificar as informações dos núcleos que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, objetivando identificar algumas irregularidades.

Dessa forma, a regularização precisa ser feita por beneficiários que não atualizaram o cadastro há mais de 24 meses. Mas, quem tiver uma mudança de informações deve atualizar também, em qualquer momento.

Por exemplo, é necessário atualizar todos os dados se mudar de residência, trocar ou perder o emprego, ter novos membros ou qualquer alteração relacionada aos integrantes da família. Então, quem não for convocado para revisão ou averiguação, deve manter seus dados atualizados. Do contrário, haverá a implicação do atraso nos pagamentos ou até mesmo na suspensão dos valores.

Grupo específico terá prazo prorrogado para não perder o Bolsa Família

Mesmo com toda a urgência na atualização dos dados dos núcleos familiares inscritos no Bolsa Família, o ministério prorrogou o prazo para determinado grupo específico: os beneficiários que vivem nas cidades decretadas em estado de emergência ou calamidade.

De acordo com o que o MDS explicou, o objetivo disso tudo é adotar as medidas especiais para que tais núcleos possam acessar o valor do Bolsa Família o quanto antes. Inclusive, famílias que moram nessas localidades receberão o valor no primeiro dia de pagamento no cronograma de abril, ou seja, no dia 17.

A iniciativa tem validade por dois meses, podendo ter prorrogação. Contudo, se tal situação persistir depois dos dois meses, é preciso fazer uma solicitação nova.

NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 devem SE PREOCUPAR? Bolsa Família NÃO será pago em abril? Saiba o que está ACONTECENDO HOJE (10)
A iniciativa de fazer o “pente-fino” objetiva a verificação e atualização dos dados dos núcleos familiares inscritos no CadÚnico – Imagem: Senado Federal

Como fazer a atualização dos dados para o Bolsa Família?

O Bolsa Família, como todos sabem, é um tipo de auxílio assistencial e financeiro que visa o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, especificamente quem tem renda familiar per capita de, no máximo, R$ 218.

A atualização de dados deve ser feita de forma presencial em uma das unidades de atendimento do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou CadÚnico. Para isso, basta procurar o local mais próximo da residência e levar a documentação de todos os integrantes da família, especialmente o CPF. O governo orienta também que os núcleos familiares levem o comprovante de residência, de preferência um boleto de energia.

Calendário de pagamento do programa em abril

O repasse será feito conforme o último dígito do NIS, tal qual os meses anteriores, sendo:

  • 1 – O pagamento será feito no dia 17 de abril;
  • 2 – O pagamento será feito no dia 18 de abril;
  • 3 – O pagamento será feito no dia 19 de abril;
  • 4 – O pagamento será feito no dia 22 de abril;
  • 5 – O pagamento será feito no dia 23 de abril;
  • 6 – O pagamento será feito no dia 24 de abril;
  • 7 – O pagamento será feito no dia 25 de abril;
  • 8 – O pagamento será feito no dia 26 de abril;
  • 9 – O pagamento será feito no dia 29 de abril;
  • 0 – O pagamento será feito no dia 30 de abril.

1 comentário
  1. Maria de Fátima de Jesus Ribeiro Diz

    Sou aposentada preciso de uma antena digital sem condições de comprar uma

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?